Durante o encontro, os jovens aprovaram propostas para serem apresentadas na Plenária Microrregional, que acontece na próxima semana, em Cabo Verde.
A Escola do Legislativo de Guaxupé realizou nesta semana a Plenária Municipal do Parlamento Jovem Minas 2024. Durante o encontro, os jovens participantes votaram propostas que serão apresentadas na Plenária Microrregional do projeto, que acontece na próxima terça-feira (02/07), na cidade de Cabo Verde. Neste ano, o tema do PJ Minas foi “Melhorias no Ensino Escolar”.
Segundo a coordenadora de Educação Legislativa da Câmara de Guaxupé, Jeniffer Rodrigues, o projeto Parlamento Jovem, permite que os jovens tenham voz ativa na sociedade. “Durante a formação política e cidadã, eles compreenderam a função de cada poder (Executivo, Legislativo e Judiciário), o funcionamento da Câmara Municipal, como são elaboradas as leis, de uma forma dinâmica através de oficinas. Além disso, ao debaterem o tema “Melhorias no Ensino Escolar” e elaborarem propostas que serão entregues à Comissão de Participação Popular na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nossos jovens têm a oportunidade de mostrar suas ideias e opiniões”, explicou.
O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) é um programa de formação política e cidadã para estudantes do ensino médio, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a PUC Minas, com o objetivo de oferecer aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.
Neste ano, 149 municípios do estado participam do PJ Minas. A cada edição, os estudantes participantes escolhem e debatem um tema de relevância social.
Ao final do projeto, os jovens encaminham propostas de ação legislativa sobre o tema, ao final das atividades. Essas sugestões são entregues às câmaras municipais e à ALMG.
(ASCOM)