Muzambinho, 20 de setembro de 2024

Parlamento Jovem de Guaxupé realiza Plenária Municipal

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Durante o encontro, os jovens aprovaram propostas para serem apresentadas na Plenária Microrregional, que acontece na próxima semana, em Cabo Verde.

A Escola do Legislativo de Guaxupé realizou nesta semana a Plenária Municipal do Parlamento Jovem Minas 2024. Durante o encontro, os jovens participantes votaram propostas que serão apresentadas na Plenária Microrregional do projeto, que acontece na próxima terça-feira (02/07), na cidade de Cabo Verde. Neste ano, o tema do PJ Minas foi “Melhorias no Ensino Escolar”.

Segundo a coordenadora de Educação Legislativa da Câmara de Guaxupé, Jeniffer Rodrigues, o projeto Parlamento Jovem, permite que os jovens tenham voz ativa na sociedade. “Durante a formação política e cidadã, eles compreenderam a função de cada poder (Executivo, Legislativo e Judiciário), o funcionamento da Câmara Municipal, como são elaboradas as leis, de uma forma dinâmica através de oficinas. Além disso, ao debaterem o tema “Melhorias no Ensino Escolar” e elaborarem propostas que serão entregues à Comissão de Participação Popular na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nossos jovens têm a oportunidade de mostrar suas ideias e opiniões”, explicou.

O Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas) é um programa de formação política e cidadã para estudantes do ensino médio, promovido pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e a PUC Minas, com o objetivo de oferecer aos jovens uma oportunidade de conhecer melhor a política e os instrumentos de participação no Poder Legislativo municipal e estadual.

Neste ano, 149 municípios do estado participam do PJ Minas. A cada edição, os estudantes participantes escolhem e debatem um tema de relevância social.

Ao final do projeto, os jovens encaminham propostas de ação legislativa sobre o tema, ao final das atividades. Essas sugestões são entregues às câmaras municipais e à ALMG.

 

(ASCOM)

Notícias Recentes