O dia 20 de outubro de 2024 ficará marcado na memória e na devoção dos fiéis da paróquia Santo Antônio de Pádua, do distrito de Jureia, na cidade de Monte Belo/MG. Às 08h, na missa dominical da comunidade, aconteceu a acolhida da relíquia de 1º grau (ex massa corporis 1*) de Santo Antônio, vindo diretamente da cidade de Pádua, na Itália. A relíquia foi solicitada pelo Sr. Bispo, Dom José Lanza Neto, a pedido do Pároco, Padre Vinícius Pereira Silva. Após um caminho de conversas com os Frades Menores Conventuais, responsáveis pelo cuidado da Basílica de Santo Antônio, em Pádua (Itália), a comunidade paroquial da Jureia recebeu esta grande graça.
As relíquias de santos são “os corpos – ou partes notáveis deles – daqueles que, agora vivendo na sua pátria celeste, foram nesta terra, pela heroica santidade das suas vidas, notáveis membros do Corpo místico de Cristo e templo vivo do Espírito Santo” (Diretório para a piedade popular, n. 236). Também objetos, livros, vestes que estes santos usaram em vida são considerados relíquias. Longe de ser uma superstição, ou ter um elemento “mágico”, a veneração das relíquias demonstra a devoção do povo àquele santo, além de ser um sinal do amor de Deus manifestado na vida, exemplo e intercessão dos santos.
Para Luciene Aparecida da Silva, catequista na Paróquia Santo Antônio, “receber a relíquia foi um momento abençoado, uma celebração linda! Lembro-me que, a alguns anos atrás, uma relíquia do Santo visitou algumas comunidades de nossa diocese, porém, não tivemos a alegria de receber e venerar o fragmento do Santo. Mas Deus sempre nos surpreende com algo maior que almejamos”. Já Fátima Regina Vieira Marcos, MECE na comunidade, a chegada da relíquia é uma oportunidade para fortalecer a espiritualidade da paróquia. “Para mim foi um momento de grande preciosidade e emoção, despertando e reavivando a fé dos fiéis, promovendo a união dos membros da Paróquia. Uma oportunidade para rezarmos e buscarmos a intercessão de Santo Antônio em nossas vidas, conclui Fátima.
No mesmo dia, a relíquia também visitou outras comunidades da Paróquia da Jureia. Na Comunidade Santa Cruz da Aparecida, além da visita da relíquia, também foi entronizada e abençoada a imagem do padroeira da Jureia. A relíquia de Santo Antônio ficará permanentemente na Igreja Matriz Santo Antônio, no distrito da Jureia. Para os devotos que quiserem visitar a relíquia do Santo de Pádua, as missas na Igreja Matriz acontecem aos sábados, às 19h e aos domingos às 08h. “A cada visita à relíquia recordaremos a vida do Santo, lembraremos de nossa vocação para bem viver nossa missão”, reflete ainda Luciene. A presença da relíquia certamente será um sinal da benção de Deus para todos os da Paróquia de Santo Antônio, bem como para todos os devotos do “Santo do Mundo inteiro”.
(ASCOM)
1* “Ex massa corporis” significa “do corpo”. Não é possível identificar com clareza de qual parte do corpo de Santo Antônio a relíquia foi retirada, porém, o certificado de autenticidade vindo junto da relíquia garante a veracidade dela.