Muzambinho, 15 de outubro de 2024

Pensando em Minas debate a Constituição Federal

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Atividade será na quarta-feira (18), às 10 horas, com transmissão pelo canal do YouTube da Escola do Legislativo.

A Constituição Federal de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã, estará na pauta do Pensando em Minas desta quarta-feira (18/8/21), às 10 horas, com transmissão pelo canal do YouTube da Escola do Legislativo. O público poderá participar enviando perguntas e comentários pelo chat. O programa tem parceria da TV Assembleia, que fará exibição posterior do encontro durante sua grade.

“Presente e futuro da Constituição brasileira” é o tema desta edição, que refletirá sobre o contexto atual e as perspectivas para a Carta Magna, promulgada no dia 5 de outubro de 1988. Prestes a completar 33 anos, o texto original já sofreu mais de 100 modificações. Alguns teóricos já defendem a necessidade da construção de um novo texto, mas outras correntes acreditam que é necessário preservar e fortalecer a atual versão.

Para falar sobre o assunto, o Pensando em Minas terá como convidados Emílio Peluso Neder Meyer e Rafael Dilly Patrus. O mediador será o consultor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e professor da Escola do Legislativo, Alexandre Bossi.

Emílio é professor de Direito Constitucional da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), doutor em Direito pela UFMG e pesquisador em produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ). Em 2020, lançou o livro Constitutional Erosion in Brazil. A obra trata, entre outras abordagens, da transição do regime militar para um constitucionalismo social-democrata, dos obstáculos à democratização e das práticas que impedem o surgimento efetivo de uma social-democracia.

Rafael é mestre e doutorando em Direito, ambos pela UFMG, mestrando em História pela UFMG e professor de Teoria do Estado, Teoria da Constituição e Direito Constitucional no Centro de Estudos em Direito e Negócios (Cedin). Rafael também é titular da Gerência de Análise de Processos.

 

(ASCOM/ALMG)

Notícias Recentes