Muzambinho, 9 de outubro de 2024

PJ Minas recebe inscrições de novas câmaras municipais para edição de 2025

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Inscrições ficam abertas até 20 de outubro. Câmaras participantes do programa em 2024 já estão automaticamente inscritas para o próximo ano.

Câmaras municipais novatas interessadas em participar da edição do Parlamento Jovem de Minas de 2025 já podem se inscrever no projeto até o dia 20/10/24. As inscrições podem ser feitas através de formulário eletrônico do portal da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), e cada câmara poderá indicar até dois representantes. 

O PJ Minas é um programa de formação política para estudantes do ensino médio, que mostra a organização dos Poderes, especialmente do Legislativo, e apresenta instrumentos de participação popular do Parlamento, destacando a importância da atuação cidadã na democracia.

A iniciativa é realizada pela ALMG, por meio da Escola do Legislativo, em parceria com as câmaras municipais e com apoio da PUC Minas. 

Em 2024, 133 câmaras municipais participam do PJ Minas, sendo 14 ingressantes. No total, são 4.414 alunos envolvidos em discussões e na elaboração de propostas sobre o tema melhorias no ensino escolar. As câmaras participantes da atual edição já estão automaticamente inscritas para o próximo ano.

 

Votação de temas para 2025
Para o próximo ano, serão submetidos à votação os temas Juventude e direitos culturais, Sexualidade e juventude e Tecnologias digitais, juventude e cidadania. A escolha será feita no dia 19 de setembro, durante a realização das atividades da etapa estadual da edição de 2024.

A votação será híbrida, com a participação presencial dos 150 jovens eleitos para a etapa e com os demais estudantes que participaram ao longo dessa edição, votando por meio de link, a ser enviado no dia da votação. Antes da escolha, os participantes farão a defesa de cada um dos temas.

 

(ASCOM / ALMG)

Notícias Recentes