Doze sugestões para melhorias no ensino escolar serão escolhidas pelos estudantes ao longo do dia no Parlamento Jovem de Minas.
No último dia da etapa estadual do Parlamento Jovem de Minas (PJ Minas), estudantes do ensino médio realizam a plenária final de 2024. Eles estão reunidos desde as 10 horas no Plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na reunião da sexta-feira (20/9/24), serão escolhidas 12 propostas de políticas públicas no tema “Melhorias no ensino escolar” para integrar um documento sobre o assunto.
As propostas serão escolhidas entre as 18 selecionadas pelos grupos de trabalho da etapa estadual, que se reuniram ontem na ALMG. Estas são, por sua vez, resultados de debates ao longo de todo o ano, nos municípios representados no PJ Minas.
As sugestões de políticas públicas se dividem em três subtemas: “Melhorias do ambiente de ensino-aprendizagem”, “Melhoria da aprendizagem e enfrentamento das desigualdades educacionais” e “Fortalecimento da gestão democrática”.
A discussão e a votação das propostas envolvem 150 estudantes que participam da etapa estadual.
A votação foi iniciada esta manhã. Para a proposta de oferecer mais capacitações para os professores, por exemplo, os estudantes favoráveis defenderam que essas formações garantem a melhoria no aprendizado. Os contrários, porém, disseram que a proposta é boa, mas não prioritária, porque antes das capacitações é preciso valorizar as carreiras da educação, em especial com melhorias salariais.
A votação vai até o fim da tarde, quando o documento final, com as propostas priorizadas, deverá ser simbolicamente entregue a um representante da ALMG.
Valorização dos jovens na política é destacada na mesa de abertura
Na parte da manhã, a deputada Beatriz Cerqueira (PT) conduziu a mesa de abertura do evento, no Plenário da ALMG. Ela conclamou os participantes a ocupar espaços na política institucional o mais rapidamente possível e falou da importância da representatividade.
Também compuseram a mesa Ruth Schmitz, da Escola do Legislativo da ALMG, que desenvolve o projeto, e Alexandre Eustáquio Teixeira, professor da PUC Minas, apoiadora da iniciativa desde a primeira edição, em 2004. O programa é realizado em parceria com as câmaras municipais. Ruth Schmitz destacou que em 2024 participam 133 câmaras, com envolvimento de quase 4.500 estudantes.
O presidente da ALMG, deputado Tadeu Leite (MDB), enviou um vídeo para dar boas vindas aos participantes. Ele ressaltou a importância da presença de jovens na política. Para o parlamentar, essa é uma forma de se pensar em novos caminhos e novas soluções.
Os coordenadores dos seis grupos de trabalho da etapa estadual também tiveram a palavra no início da plenária e relataram as atividades dos dois dias anteriores (eles estão reunidos desde quarta, 18). Em uníssono, destacaram que as discordâncias foram resolvidas com diálogo e resultaram na priorização das melhores propostas.
Participação política como caminho para melhorar a vida cotidiana
Ao longo dos meses em que os participantes voltaram seus olhares para o ensino como política pública, aprenderam como cotidianos são resultados de decisões governamentais. Essa era a sensação geral entre os presentes na plenária final.
“É a política que decide as nossas vidas”, resumiu Haniell Antony, estudante de 16 anos, representante do Pólo Noroeste na etapa estadual.
“Eu não gostava de política. É normal isso, é o que a gente escuta dos nossos pais. Mas no projeto eu aprendi que a política é necessária, é fundamental.” Haniell Antony – Estudante de Chapada Gaúcha (Norte)
Nesse aprendizado, as trocas entre os jovens foram destacadas como a maior contribuição do projeto. Rogério Nunes, estudante de 16 anos, participou pela segunda vez do PJ Minas e, pela primeira vez, esteve na etapa estadual. Ele representa o Pólo Leste. Rogério ressaltou que encontrar pessoas de diferentes lugares ampliou sua visão do tema em debate.
“Cada polo tem suas peculiaridades e, por isso, suas prioridades. É muito rica essa troca na etapa estadual.” Rogério Nunes – Estudante de Santana do Paraíso (Rio Doce)
No Plenário da ALMG, Maísa Domingues, estudante de 17 anos, representante do Pólo Sul 4, falou sobre o simbolismo de utilizar aquele espaço. “O Plenário é um espaço para poucos? Não, aqui é o lugar dos nossos representantes e é por isso que também temos o direito de ocupá-lo”, disse.
Ela fez coro com outros jovens ao demandar que suas vozes sejam realmente ouvidas pelos parlamentares. Confiantes na qualidade das discussões e das propostas, os participantes esperam contribuir para melhorar as políticas educacionais de Estado.
“Quando a gente melhora a educação, a gente melhora tudo: qualifica a mão de obra e impacta a economia; informa as pessoas, as prepara para votarem de forma mais consciente e melhora a política”. Maísa Domingues – Estudante de Campanha (Sul)
(ASCOM / ALMG)