Muzambinho, 12 de julho de 2024

PM apresenta sistema de segurança na Zona Rural de Passos

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

O 12º Batalhão da Polícia Militar de Passos apresentou o sistema de videomonitoramento nas entradas e saídas dos bairros rurais de Passos. A estrutura, com câmeras de segurança de última geração, foi feita após um movimento liderado pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Passos (SinRural), que mobilizou o Poder Público e empresas em torno da necessidade. A cerimônia de apresentação do projeto foi realizada na manhã desta terça-feira, 2 de julho, e contou com as presenças de diversas autoridades locais.

O projeto, que contou com um investimento de R$ 500 mil provenientes de recursos municipais, destinados pela Câmara Municipal e Prefeitura de Passos, foi desenvolvido para oferecer uma vigilância mais eficaz nas áreas rurais. Autoridades locais estiveram presente e ressaltaram a importância da iniciativa, proposta em 2021 pelo então presidente do SinRural, Darlan Esper Kallas.

“Nós fomos provocados pelo Sindicato Rural, na época pelo então presidente Darlan. E vendo a necessidade de implantar um sistema de uma maior vigilância para a elucidação de furtos e roubos na zona rural, unimos esforços. Hoje vemos o resultado”, destacou o prefeito Diego Oliveira.

“É para oferecer segurança ao produtor rural. E foi um grande trabalho de toda a diretoria do Sindicato, de proteger o homem e a mulher do campo, juntamente com a patrulha rural”, completou a presidente da Câmara, Aline Macedo.

Na cerimônia, além do ex-presidente Darlan Esper Kallas, um dos homenageados pela Polícia Militar pela iniciativa do projeto, estiveram presentes o atual presidente do SinRural, Elder Maia dos Reis; vice-presidente Wilson de Faria; o tesoureiro Paulo Pedroso da Silveira; o secretário Luiz Carlos Morais Vasconcelos e produtores associados.

Fizeram parte desse momento secretários municipais de Passos, entre eles o de Agricultura e Meio-Ambiente, Nenén da Manoela, de administração Duarte Comotti; diretores da prefeitura; os vereadores Maurício Antônio da Silva, Gilmara Silveira de Oliveira, Michael Silveira e Alex de Paula Bueno; entre outras autoridades ligadas à Segurança Pública.

*Projeto*
Essa primeira etapa do projeto inclui a instalação de oito câmeras Speed Dome e seis pontos de leitura de placas (OCR) com doze câmeras. Esses equipamentos de alta tecnologia foram instalados nas entradas e saídas da zona rural e estão integrados ao Projeto Cinturão Eletrônico, que detecta veículos em situação irregular e informa diretamente via aplicativo Helios da PMMG.

“É muito importante essa força convergente entre o Sindicato e a Prefeitura, para que possamos investir em tecnologia. Não dá mais para trabalhar sozinho, somente com policiais nas ruas. É imprescindível que essas medidas sejam tomadas para que possamos atender a zona rural com mais qualidade”, salientou o comandante do 12º Batalhão da Polícia Militar de Passos, Tenente Coronel Leonardo Abdala Guimarães.

Durante a inauguração, uma simulação foi realizada para demonstrar o funcionamento do sistema, com uma situação de abordagem de veículo suspeito, localizado através do sistema Helios, que possui sistema de leitura de placas e realiza pesquisas automáticas, aumentando a segurança e a vigilância na zona rural.

*Segunda etapa*

O SinRural já está em busca de parcerias para a segunda fase do projeto, que visa a instalação de câmeras em pontos estratégicos dentro da zona rural. Elder Maia, presidente do sindicato, compartilhou a expectativa de que o sistema de monitoramento esteja ampliado no próximo ano. O deputado Cassio Soares garantiu a destinação de R$ 700 mil para essa próxima etapa.

“O Darlan começou esse projeto que vai aumentar muito a segurança para os nossos produtores rurais. O Sindicato vai trabalhar agora para executarmos a segunda etapa, para colocar câmeras em pontos estratégicos dentro da zona rural, que trará mais tranquilidade aos produtores rurais”, enfatizou Elder.

Segundo o presidente, essa conquista marca um passo importante na história do SinRural, demonstrando seu compromisso com a segurança e o bem-estar dos produtores rurais de Passos. A instalação do Sistema “Olho Vivo” proporciona mais tranquilidade e proteção para a comunidade rural, reforçando a importância da colaboração entre o Sindicato, a Prefeitura e a Polícia Militar para enfrentar os desafios do campo.

(Ascom)

Notícias Recentes