Muzambinho, 12 de julho de 2024

Poços de Caldas dá início à 4ª fase do sistema híbrido de ensino

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

A 4ª fase do sistema híbrido na rede de ensino de Poços de Caldas teve início nesta segunda-feira, 13 de setembro. Nesta semana, estão autorizadas a iniciar as atividades presenciais as turmas de 2º ou 1º ano do Ensino Fundamental I (tarde) e 6º ano do Ensino Fundamental II (manhã).

O retorno às atividades presenciais está sendo realizado de forma escalonada, de acordo com cronograma divulgado pela Secretaria Municipal de Educação, válido para as redes municipal, estadual e particular de Poços de Caldas. A volta às aulas no sistema híbrido, com atividades presenciais e remotas, teve início no município no dia 2 de agosto.

O cronograma prevê o retorno em seis fases, com novas turmas autorizadas a retomar as aulas presenciais dentro de um período de 15 dias. A 5ª fase terá início no dia 27/09, com o retorno das turmas de 1º ano do Ensino Fundamental I (tarde) e 5º ano do Ensino Fundamental II (manhã). Já a 6ª e última fase está prevista para 11/10, com a retomada da Educação Integral e unidades do Programa Municipal da Juventude (PMJ).

“A retomada das atividades presenciais está sendo realizada em fases, com um intervalo de duas semanas entre as etapas, de forma a garantir a avaliação permanente do processo, visando à segurança dos nossos alunos, das nossas equipes e de toda a comunidade escolar. Até o momento, o retorno tem sido tranquilo e organizado”, destaca a secretária municipal de Educação, professora Maria Helena Braga, que tem visitado as unidades da Rede Municipal em todas as regiões da cidade.

As 25 escolas e 50 centros de educação infantil municipais se prepararam para atender os protocolos sanitários para a retomada das aulas no sistema híbrido, depois de um ano e meio de suspensão por conta da pandemia da Covid-19. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a Secretaria de Saúde vem acompanhando de perto todas as etapas para a implantação do sistema híbrido de ensino no município, desde o planejamento e adequação das unidades até o retorno escalonado dos alunos.

O ensino híbrido é facultativo. As famílias que ainda não se sentirem seguras podem optar por manter o estudante exclusivamente no ensino remoto. Nesse caso, é obrigatória a continuidade da participação nas aulas remotas e realização das atividades encaminhadas pelos professores nas plataformas digitais.

Portal
Para preparar a comunidade escolar para o retorno gradual às atividades presenciais, a Prefeitura lançou um portal especial com as informações mais importantes relacionadas às orientações de saúde e segurança, voltado para famílias, alunos, educadores e todos os servidores da Educação. Dentro do http://voltaasaulas.pocosdecaldas.mg.gov.br estão as recomendações para o retorno, além de vídeos explicativos com os protocolos que devem ser seguidos.

(ASCOM)

Notícias Recentes