Poços de Caldas será a primeira cidade do interior do Estado a receber um polo de monitoramento de tornozeleiras eletrônicas. O Núcleo Regional de Monitoramento Eletrônico vai fiscalizar os presos que utilizam o equipamento e funcionará 24 horas por dia, com 18 policiais penais. Foram investidos R$ 35 mil em adaptações tecnológicas e na estrutura do local.
Além de colocar e retirar as tornozeleiras, o núcleo irá acompanhar os horários de circulação dos detentos, já que em alguns casos a Justiça determina um horário específico em que os presos possam andar na rua.
O monitoramento também irá fiscalizar tornozelados que possuem restrição de aproximação de mulheres que foram vítimas de violência doméstica, já que as pessoas nessa condição não podem se aproximar das vítimas. Esse serviço no estado só era feito em Belo Horizonte.
De acordo com informações do Policial Penal Francisco Alves da Silva Neto, essas operações feitas fora de BH facilitará o fluxo de trabalho do sistema prisional e do Poder Judiciário.
Cerca de 7 mil indivíduos são monitorados por meio da tornozeleira eletrônica em Minas Gerais atualmente, com a criação do Núcleo em Poços de Caldas, será possível descentralizar e otimizar o atendimento das demandas da justiça.
(Hoje em Dia)