A Polícia Civil de Minas Gerais, por meio da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio de Poços de Caldas, com apoio da equipe de policiais da Delegacia de Cabo Verde, deflagrou na terça-feira (3/2), a operação policial denominada “Rastro Digital”, com o objetivo dar cumprimento a mandados de busca e apreensão domiciliar e de prisão preventiva em desfavor de um homem, de 30 anos de idade.
As investigações desenvolvidas em meio cibernético viabilizaram apurar que o investigado é o principal responsável por uma série de crimes de extorsão sexual (sextorsion) praticados em ambiente digital.
Até o presente momento foram identificadas, ao menos dez, vítimas de várias cidades do Estado de MG e até de outros Estados da Federação.
O crime se desenvolvia com o seguinte modus operandi: o criminoso, utilizando de perfis falsos em aplicativos de conversas e redes sociais, passava a manter contato e a se relacionar com as pessoas de sexos e idades variadas. Durante esses relacionamentos, o autor realizava chamadas de vídeo utilizando montagens e vídeos de outras pessoas se exibindo sexualmente, para convencer a vítima a fazerem “sexo virtual”, gravando a chamada de vídeo realizada. Após o evento, o criminoso passava a exigir dinheiro das vítimas para não expor os vídeos a familiares das vítimas e nas redes sociais.
Em Poços de Caldas, a polícia identificou três vítimas que procuraram a Delegacia para noticiar os fatos.
Após as diligências em meio cibernético e identificação do autor, a autoridade policial representou pela prisão preventiva do investigado, devidamente decretada pela Justiça.
O investigado foi encaminhado ao Presídio de Poços de Caldas, onde se encontra à disposição da Justiça.
O nome da operação policial “rastro digital”, demonstra que todo crime deixa rastro, inclusive aqueles praticados em meio digital, mesmo com a utilização de mecanismos para tentar dificultar a identificação do usuário final e que nem essas táticas criminosas impedem a polícia de chegará autoria delitiva.
O que é sextorsão (sextortion)? “Sextorsão” é um termo utilizado para descrever um tipo de crime em que uma pessoa é ameaçada ou extorquida com a divulgação de imagens, vídeos ou mensagens de conteúdo íntimo ou sexual, geralmente obtidos por meio de redes sociais, aplicativos de mensagens ou outras plataformas digitais.
Nessa prática criminosa, o autor exige da vítima dinheiro, novos conteúdos íntimos ou favores para não divulgar o material. Muitas vezes, o contato inicial ocorre de forma aparentemente amistosa, evoluindo rapidamente para a ameaça e a extorsão.
A sextorsão pode atingir adultos e adolescentes, causando sérios danos emocionais, psicológicos e financeiros às vítimas. É importante destacar que a culpa nunca é da vítima, e que ceder às exigências não garante que o criminoso cessará as ameaças.
Em todos os casos, a vítima deve procurar a polícia para que as medidas cabíveis sejam desenvolvidas.
(ASCOM)