A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), com apoio da Polícia Civil de São Paulo (PCSP), cumpriu mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão contra um homem de 30 anos, investigado por crimes sexuais praticados pela internet contra uma adolescente de 12 anos, residente em São Sebastião do Paraíso. A ação ocorreu no município de Suzano/SP, onde o suspeito foi localizado.
As investigações tiveram início em outubro de 2025, após a mãe da vítima notar alterações no comportamento da filha, relacionadas ao uso excessivo do telefone celular. Ao verificar o aparelho, a genitora identificou conversas com conteúdo sexual mantidas com um adulto e procurou imediatamente a Delegacia de Polícia Civil de São Sebastião do Paraíso.
Conforme apurado, o primeiro contato entre o investigado e a adolescente ocorreu em um jogo online, migrando posteriormente para redes sociais. Com a evolução das conversas, o homem passou a adotar condutas criminosas incompatíveis com a idade da vítima, utilizando-se de manipulação emocional para induzi-la à prática de atos libidinosos, além de enviar e solicitar imagens e vídeos de conteúdo sexual explícito.
A responsável legal autorizou a análise técnica do aparelho celular da adolescente, a qual confirmou a existência de mensagens, áudios e vídeos de teor sexual impróprio. As investigações também identificaram tentativas do investigado de ocultar provas, por meio do uso de ferramentas digitais voltadas à exclusão de mensagens. Apesar disso, a Polícia Civil conseguiu recuperar o conteúdo dos dispositivos analisados.
Segundo o delegado Rafael Gomes, responsável pelo inquérito, a identificação do suspeito foi possível por meio de investigação cibernética, o que fundamentou as representações ao Poder Judiciário pela prisão preventiva e pela busca e apreensão em seu endereço. Os mandados foram cumpridos nesta semana pela PCSP, em Suzano.
Durante a operação, o aparelho celular do suspeito foi apreendido e será submetido à perícia.
O homem é investigado pelos crimes de estupro de vulnerável na modalidade digital e armazenamento de conteúdo pornográfico infantojuvenil.
A Polícia Civil reforça o alerta aos pais e responsáveis quanto à importância do acompanhamento da atividade digital de crianças e adolescentes, destacando que denúncias rápidas são essenciais para a proteção das vítimas e a responsabilização dos autores.
Confira a entrevista do delegado no vídeo abaixo.
(ASCOM / PC)