Na manhã da terça-feira (17), o prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, divulgou um vídeo em suas redes sociais onde mostra a fala do presidente da Câmara Municipal de Nova Resende, Airton Santo Zuanetti (PSL). No vídeo, o vereador crítica a postura do prefeito de Alpinópolis.
Na semana passada, Rafael esteve em Nova Resende onde participou de uma manifestação relacionada ao Movimento Pró Asfalto do bairro Petúnia.
No vídeo, o vereador diz “Aquilo não é homem, deveria cuidar do município dele. Aqui tem prefeito para cuidar da cidade”. O presidente da Câmara de Nova Resende refere-se a um trecho da estrada de Alpinópolis que estaria em más condições.
O prefeito Rafael Freire disse que o trecho mencionado pertence ao DNIT e que, mesmo assim, tem buscado manter o local em boas condições.
Rafael classificou como ataque pessoal a fala do presidente da Câmara de Nova Resende. “Nitidamente um ataque a tudo que represento e ao trabalho honrado que desenvolvi por Alpinópolis ao longo da minha vida pública como vereador e agora, como prefeito. Aprendi, lutando, que a vida é dura mesmo. Que viver requer coragem e viver na política, sendo jovem e não representando os políticos tradicionais, requer persistência e determinação.
Não quero fazer dessa situação um palanque político. Mas, justamente no dia internacional da luta contra a LGBTfobia, não posso me silenciar diante de um ataque tão vil e desrespeitoso com todos os que sofrem diariamente com o preconceito,” desabafou nas redes sociais.
Sobre o teor preconceituoso da fala, Rafael disse que irá acionar os órgãos competentes, pois a palavra do presidente da Câmara é homofóbica. “Vamos acionar os órgãos competentes contra esse ataque não só a mim, mas a todos que diariamente são perseguidos e sofrem a dor do preconceito”.
Movimento Pró-Asfalto divulga nota de repúdio
PETÚNIA, 17 DE MAIO DE 2022
No último dia 02 de maio o Movimento Pró-Asfalto, iniciativa criada com o objetivo de angariar apoio para o asfaltamento do distrito da Petúnia até Nova Resende e também da Petúnia para Alpinópolis, organizou reunião na Câmara de Vereadores de Nova Resende e convidou diversas lideranças locais e da região. O tema principal dessa reunião do dia 02 foi para discutir o novo traçado da estrada, pois isso estava ocorrendo sem que a comunidade da Petúnia e os membros do Movimento Pró-Asfalto tivessem conhecimento. Desde o início do Movimento todas as ações foram sempre transparentes e de comum acordo com a comunidade.
Como forma de rebater o pronunciamento do presidente da Câmara de Nova Resende, realizado nesta segunda-feira, 16 de maio de 2022, o Movimento vem a público manifestar seu repúdio:
O ex-vereador e membro da Comissão do Movimento Pró-Asfalto, Zezé Cruz, sempre foi um apoiador da iniciativa. Quando era vereador Zezé Cruz visitou por inúmeras vezes as empresas, órgãos do governo, deputados, fez várias reuniões, ele como membro da comissão pra conseguir esse asfalto. Esteve em praticamente todas as reuniões. Apesar de ser vereador e estar a serviço do município, Zezé Cruz fazia todas as despesas com recursos próprios, inclusive sem utilizar o carro da Câmara. Ao contrário do que disse o atual presidente da Câmara de Nova Resende, em nenhum momento da reunião do 02 de maio o Zezé Cruz foi desrespeitoso com quem quer que seja. Zezé Cruz apenas expôs, de forma sempre muito educada como todos o conhecem, o seu direito de opinião. Nós, Movimento Pró asfalto recebemos essa notícia com tristeza, depois de ser acompanhado por aproximadamente 500 pessoas na reunião da Câmara Municipal no dia 02 de maio, mas depois que todos foram embora alguns vereadores resolveram falar, e perderam a oportunidade de dar a resposta diante de todos ali presente, seria muito importante uma retratação para esclarecer o ponto de vista dos senhores vereadores.
E sobre a fala de um vereador dizendo que a administração não pode se preocupar só com o asfalto pra Petúnia, é importante esclarecer que os recursos conquistados pra esse asfalto é resultado de muito trabalho, unidade e coragem do Movimento Pró asfalto, que já conquistou aproximadamente 10 milhões de reais em emendas parlamentares pra execução dessa obra, nós em momento algum exigimos da prefeitura, até porque sabemos do compromisso e o dever dos vereadores e Prefeito de cuidar das demandas do Município.
Sobre a ataque do presidente da Câmara de Nova Resende em relação ao prefeito de Alpinópolis, Rafael Freire, o Movimento PRÓ-ASFALTO deixa bem claro que tanto excelentíssimo prefeito de Alpinópolis como o presidente da Câmara do município, não vieram na reunião “de oferecido”. Foram formalmente convidados e gentilmente participaram e, solidariamente, se dispuseram a somar forças à comunidade da Petúnia, pela qual todos têm respeito e admiração.
Sobre o ataque do presidente da Câmara de Nova Resende à pessoa do Gilvane Cruz, que tentou alertar sobre a péssima qualidade do serviço que estava sendo executado, é importante que o presidente da Câmara de Nova Resende fique ciente de que o Gilvane, como membro do Movimento e legítimo cidadão de Nova Resende, tem o direito e o dever de informar as autoridades sobre quaisquer “possíveis irregularidades” que venham a ocorrer na execução desse asfaltamento outro tipo de serviço que envolva recursos públicos. Ao invés de atacar, o presidente da Câmara deveria agradecer e parabenizar a atitude do Gilvane. Todos nós, como cidadãos, cumpridores dos nossos deveres, temos o direto de cobrar das autoridades a melhor forma de se aplicar os recursos públicos.
O Movimento Pró-Asfalto liderou e mobilizou não somente a comunidade da Petúnia, mas toda uma região que também será beneficiada. Onde tem uma rodovia bem planejada e executada conforme mandam as normas técnicas, o desenvolvimento vem logo em seguida. Nossa luta é por uma estrada de qualidade como havia sido acordado. Temos o direito de debater, juntamente com as autoridades que enviam os recursos e os que executam a obra, onde e como aplicar esses recursos, pois estamos falando de dinheiro público, dinheiro do povo!
Obs: O papel do Movimento até aqui foi e é fundamental para que esse asfaltamento na MG446 de fato acontecesse, os números estão em nossa página, já são quase 10 milhões conquistados.
(COM INFORMAÇÕES DOS SITES DA RESENDE WEB E
DA CAMARA DE NOVA RESENDE)