De acordo com a prefeitura, 400 pessoas foram afetadas pela tempestade. Guaranésia também registrou problemas por causa da chuva
O Prefeito de Arceburgo, Gilson de Melo, decretou na segunda-feira (28) situação de emergência em consequência da forte chuva que atingiu a cidade por volta das 17h do domingo (27). Em menos de uma hora foram registrados 100 mm de chuva, volume esperado para todo o mês, o que causou alagamentos em áreas baixas da cidade. Segundo a Assistência Social do município, 400 pessoas foram afetadas pela chuva, dessas 91 estão em vulnerabilidade por causa da tempestade.
Chuva
A forte chuva do domingo (27) causou alagamentos nos bairros Várzea e Centenário. A Paróquia de São João Batista suspendeu a missa da noite depois que a Igreja alagou.
A Prefeitura de Arceburgo, junto à Defesa Civil, mobilizou-se rapidamente para prestar apoio às famílias afetadas e iniciar a limpeza das ruas, que ficaram cobertas por lama e detritos trazidos pela enxurrada. Cerca de 40 casas foram diretamente impactadas pela tempestade, sendo que três residências apresentaram danos mais graves, devido ao nível elevado da água no interior dos imóveis. As famílias dessas casas foram temporariamente abrigadas no único hotel da cidade, com apoio de colchões e demais itens essenciais oferecidos pela prefeitura.
A população local também demonstrou solidariedade, auxiliando com mantimentos, cobertores e outros itens para os desabrigados. Em resposta imediata ao temporal, a Defesa Civil atuou na evacuação de moradores, na limpeza de bueiros e vias, visando prevenir novos alagamentos, uma vez que há previsão de mais chuvas para os próximos dias.
Segundo dados da prefeitura, o temporal durou cerca de 40 minutos e acumulou 93 mm de precipitação, algo considerado atípico para a região.
Região
Além de Arceburgo, a população de Guaranésia também registrou problemas por causa da chuva de domingo. A calçada da Ponte na Vila Nunes cedeu e parte do asfalto afundou.
Já no Jardim 25 de Dezembro, o muro de uma casa cedeu e a lama tomou conta da residência.
Fonte: Portal da Cidade Guaxupé