Prefeitos da Alago intensificam trabalhos em Brasília para avançar nas demandas do Lago de Furnas

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Uma agenda intensa e estratégica marcou a participação dos prefeitos da Alago – Associação dos Municípios do Lago de Furnas – em Brasília esta semana, aproveitando a presença na XXVI Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Os gestores municipais aproveitaram a oportunidade para agendar importantes reuniões no Ministério das Minas e Energia e na Eletrobras, para discutir questões prioritárias da região e fortalecer a união em busca de resultados efetivos para o Lago de Furnas.

De acordo com o presidente da Alago, prefeito de Capitólio, Cristiano Silva, os eventos foram fundamentais para evidenciar a força da união entre os prefeitos. “Foi muito importante porque os prefeitos compareceram em massa, mostrando a força da união e cooperação em torno da defesa das pautas prioritárias do Lago de Furnas”, destacou. Entre os temas debatidos estão questões cruciais como a Cota 762, o uso múltiplo das águas do Lago, a regularização do uso do solo nas margens do Lago, e a utilização dos recursos provenientes da privatização da Eletrobrás, especificamente com a liberação de uma etapa anunciada pelo ministro Alexandre Silveira. Além disso, os prefeitos discutiram melhorias nas balsas que fazem o transporte entre os municípios da região.

Durante os encontros, os prefeitos também criaram uma agenda paralela com parlamentares e autoridades para tratar de temas específicos de seus municípios, como a alocação de recursos federais para investimentos. Entretanto, a atuação conjunta em defesa dos interesses do Lago de Furnas foi o principal foco. Nesse sentido, os prefeitos da Alago realizaram uma reunião com o diretor de Relações Institucionais da Eletrobras, Bruno Eustáquio de Carvalho, para dar continuidade às tratativas sobre as demandas dos municípios.

Outro momento importante ocorreu no Ministério de Minas e Energia, onde os prefeitos foram recebidos em uma reunião especial organizada para discutir as necessidades do Lago de Furnas. O ministro Alexandre Silveira detalhou a liberação de recursos da privatização da Eletrobrás e ouviu as demandas dos gestores locais. Em sua fala, Silveira reforçou o papel das prefeituras como elos essenciais entre a população e o Estado, e destacou a importância da continuidade da colaboração entre os diferentes níveis de governo para atender às realidades locais.

Cristiano Silva, ao final das discussões, enfatizou a força da união entre os prefeitos da Alago e o impacto positivo dessa cooperação. “O trabalho coletivo que realizamos em Brasília é a chave para alcançarmos os resultados que tanto almejamos para os nossos municípios e para o Lago de Furnas. A união dos prefeitos é uma demonstração clara de que, juntos, podemos conquistar avanços significativos para a nossa região”, concluiu.

 

(Fonte e fotos: ASCOM)

Notícias Recentes