Evento levou informações e atividades para bairros rurais
A prefeitura organizou o evento “Mulheres da Nossa Terra”, voltado para os bairros rurais. “É a primeira vez que levamos um dia especial para as mulheres rurais, junto com parceiros que tornaram essa ação possível. Demos orientações de saúde, dicas de beleza, oferecemos um café e sorteamos brindes. Um momento de formação, informação e con-fraternização, era um sonho que eu tinha como mulher na administração pública e com o apoio do Paulinho e da Heloisa essa caravana itinerante pelos bairros rurais foi possível”, disse Edna Costa que idealizou o projeto.
A programação começou no bairro da Palmeia, e percorreu em cinco dias os bairros Moçambo, Barra Bonita, Patrimônio, Macaúbas e no sábado (11) o encerramento aconte-ceu na praça Pedro de Alcântara Machado na parte da manhã.
Para Araceli Fassbinder “O IFSULDEMINAS Campus Muzambinho participa dessa ação, na zona rural e na cidade, uma forma de homenagear as mulheres de nossa cidade e trazendo palestras e ações para alavancar a vida social e incentivar a buscarem uma carrei-ra profissional com os vários cursos que o instituto oferece”.
O IFSULDEMINAS, disponibilizou estudantes do curso de enfermagem que fizeram aferição de pressão arterial, realizaram orientações sobre saúde mental, emocional e física e também deram dicas de alimentação saudável. O coordenador do vestibular, Carlos Esaú, falou sobre as várias opções na área técnica e de graduação que são oferecidas tanto presencial quanto on-line.
A Sala Mineira do Empreendedor tirou dúvidas sobre como abrir uma microempresa. “Temos no Sebrae um braço de apoio e incentivo para que as mulheres empreendedoras transformem suas atividades em negócios formais”, explicou Adriana Guida.
O Sindicato dos Trabalhadores Rurais levou orientações sobre direitos trabalhistas e os serviços que são oferecidos para as mulheres da agricultura familiar. “É uma oportunidade para que a produtora rural tire suas dúvidas e conheça um pouco mais das ações do sindi-cato”, disse Cleber Marcon, presidente.
As mulheres também puderam realizar cortes de cabelo, fazer as unhas, maquiagem e tiveram dicas de beleza e orientações sobre saúde feminina. Equipes de agentes de saúde fizeram a aferição do índice glicêmico e orientaram as mulheres com informações para a importância dos exames de rotina.
Foram parceiros da ação: Sala Mineira, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sebrae, Se-cretaria de Cultura, IFSULDEMINAS Campus Muzambinho, Secretaria de Saúde, Secreta-ria de Ação Social e Associação Comercial.
No encerramento do evento teve ginástica laboral com a professora Emily e estudantes de Educação Física e orientações em saúde com os alunos e professores do curso técnico em enfermagem.
As advogadas do CRAS e o CREAS falaram sobre as atividades desenvolvidas e como as mu-lheres podem contar com uma rede de apoio em casos de violência doméstica.
(VALÉRIA VILELA)