O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, recebeu, na segunda-feira (23/8), o senador Antonio Anastasia, que fez visita de cortesia ao TJMG. No encontro, foram debatidas questões do interesse do Estado e realizações do Poder Judiciário estadual mineiro. O superintendente administrativo adjunto, desembargador José Arthur Filho, também participou da reunião.
“Tivemos a honra e alegria de receber o senador Anastasia, que representa Minas Gerais muito bem no Senado Federal. Trata-se de uma figura de referência para todos nós, um exemplo de político. Discutimos vários temas importantes, pertinentes ao Poder Judiciário e ao Poder Legislativo Federal”, disse o presidente Gilson Lemes.
“Estar com o professor Antonio Anastasia é sempre um aprendizado, pois ele é um homem público por quem nutrimos grande respeito e admiração. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais se sente engrandecido com a visita de um político da envergadura dele”, afirmou.
O senador Anastasia falou de sua satisfação de voltar à sede do TJMG, e de se reunir com o presidente Gilson Lemes e o desembargador José Arthur Filho. “Em primeiro lugar, por rever amigos queridos, por quem tenho muito apreço e admiração, e prestar minha homenagem ao trabalho que ele vem desempenhando. Em segundo, porque discutimos temas relevantes de interesse de Minas Gerais”, declarou.
O parlamentar cumprimentou o TJMG pelo Destrava Minas, que promove a conciliação em processos de obras públicas de porte, paradas devido a pendências judiciais. “É uma bela iniciativa, que converge com algo em que me empenhei em minha atuação como governador. Em 2018, propus a retomada dessas atividades paralisadas. Uma coincidência de posições que julgo muito importante”, afirmou.
Anastasia também enfatizou o impacto social, econômico e de pacificação do acordo alcançado no processo relativo ao rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho. A conciliação permitiu uma solução mais rápida e que beneficiou todos os municípios mineiros.
“Foi, como se diz popularmente, um ‘gol de placa’ em favor da coletividade, a despeito da tristeza da situação em sua origem, pois possibilitou uma compensação importante para o Estado. Na oportunidade, abordamos também temas de interesse do Estado que estão em Brasília, processos judiciais que envolvem Minas e o quadro nacional como um todo. É sempre bom ouvir opiniões marcadas pelo equilíbrio e serenidade próprios do nosso Tribunal de Justiça, por quem mantenho enorme apreço.”
Segundo Anastasia, a integração e a proximidade entre os poderes é bastante positiva. “Como senador por Minas Gerais, juntamente com meus pares – o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e o senador Carlos Viana – o meu papel é justamente viabilizar e sustentar as ponderações e necessidades do Estado. E o Poder Judiciário de Minas, cujos membros são altamente preparados, tem se mostrado sempre um exemplo para o Brasil. É um motivo de orgulho para nós mineiros”, destacou.
(Assessoria de Comunicação Institucional – Ascom
Tribunal de Justiça de Minas Gerais – TJMG)