Muzambinho, 12 de julho de 2024

Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo país se reuniram em Macapá

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

A reunião dos presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais, nesta sexta-feira, 7 de junho, encerrou a programação do 85° Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (COPTREL), que aconteceu no Macapá.

Eleições 2024 foi um dos temas de destaque, além da apresentação de boas práticas da Justiça Eleitoral, como o projeto Cartório Sustentável da 11ª Zona Eleitoral do Amapá, que incorporou medidas no cotidiano de trabalho com foco na redução dos impactos ambientais. O Tribunal Piauiense expôs o Sistema de Eleições Comunitárias (ELCOM), utilizado para apoio na realização das eleições dos Conselheiros Tutelares Municipais de 2023.

Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais de todo país se reuniram em Macapá

O desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, presidente do TRE de Minas e do COPTREL trouxe para a pauta de debates o tema: valorização da Ouvidoria como órgão da alta administração na estrutura dos Tribunais Regionais Eleitorais e o estímulo ao atendimento itinerante.

Enfatizou o presidente do Coptrel que os encontros de presidentes dos TREs de todo o Brasil, bem como as reuniões prévias realizadas pelos diretores-gerais e demais servidores visam compartilhar as experiências nos diversos Estados e Distrito Federal, para que se concretize um processo eleitoral seguro, transparente e legítimo.

“Neste encontro foi possível realizar uma troca de experiências, um intercâmbio não apenas técnico do que fazemos no nosso dia a dia, mas também intercâmbio científico para debatermos a legislação eleitoral e nos preparar para esse momento cívico e de cidadania que são as eleições. Debates como esses provam que estamos preparados para enfrentar e conduzir esse período eleitoral”, disse o presidente do TRE Amapá e vice-presidente do COPTREL, desembargador João Lages.

Eleição do novo presidente do Coptrel

No encontro também foi realizada a eleição para a nova presidência do Colégio. O desembargador Silmar Fernandes, do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) foi eleito presidente do Colégio de Presidentes e como vice-presidente, permanece o desembargador João Lages, do TRE Amapá. O TRE da Paraíba foi escolhido para ser a sede da 86ª Edição do Encontro que está previsto para se realizar nos dias 21 e 22 de novembro de 2024.

Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

Fonte: TRE – MG

Notícias Recentes