Muzambinho, 22 de maio de 2024

Previsão do tempo: Onda polar chega ao Brasil e frio pode bater recorde

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

No Sul do país a massa de ar polar chega na próxima quarta (28/07), já em Minas ela deve chegar na sexta-feira (30) trazendo geada e possibilitando recordes de temperatura

Para quem ama o frio, uma excelente notícia: ele vai ficar mais intenso na semana que vem. Já quem não gosta pode preparar o edredom e o agasalho para tentar amenizar o frio. Uma nova massa de ar polar vai chegar ao Brasil na próxima quarta-feira (28) trazendo neve para região Sul e muito frio, acompanhado de geada, para as regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. 

Em Minas Gerais as temperaturas podem despencar e o Estado deve ter geadas nas regiões Sul, Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Para a capital a previsão é de queda nas temperaturas e muito frio. “É muito comum nesssa época do ano a chegada dessa massa de ar polar. Em Minas, ela deve chegar por volta de sexta-feira (30) e a gente já deve começar agosto sentindo muito frio”, afirma o meteorologista Heriberto do Anjos, do Instituto Geoclima. 

Na última terça-feira (20), tanto a capital mineira como o Estado registraram o dia mais frio do ano. Em Belo Horizonte os termômetros marcaram 7,6ºC e no interior do Estado os termômetros chegaram a -5ºC em Maria da Fé, no Sul de Minas. Ainda não é possível prever em quantos graus devem ficar os termômetros, mas o frio será intenso. “Sempre que tem atuação dessas massas de ar polar a gente não pode destacar novos recordes de baixas temperaturas. Semana que vem é bom se preparar para mais frio”, saliente o meteorologista. 

A massa de ar polar se forma na Argentina e vai avançando pelo Brasil entrando pelo Sul do país. De acordo com o site Climatempo, há chances de neve principalmente na serra do Rio Grande do Sul, serra e planalto de Santa Catarina e também no Sul do Paraná. Essas regiões já tiveram neve por cinco dias e a previsão é que o fenômeno se repita ao menos por duas vezes na semana que vem. 

No Sudeste, a previsão é também de muito frio com geadas em Minas e São Paulo. No Rio de Janeiro, segundo o Climatempo, pode até nevar. “Claro que está possibilidade é pequena e é muito restrita. Por enquanto, as previsões indicam que apenas o Parque Nacional do Itatiaia, no Rio De Janeiro, pode ter a chuva congelante. Vale lembrar que apesar de ser o estado do Rio de Janeiro, este local é muito frio, pois está localizado a 2.340 metros de altitude. Para causar menos espanto, caso a previsão se confirme, não será a primeira vez que o Parque Nacional do Itatiaia registra neve. Há relatos de neve em 2012”, informa o site. 

Fim de semana em Minas

Por enquanto, o tempo vai se manter estável neste fim de semana em Minas Gerais e até com uma ligeira elevação no início da semana que vem, antes da chegada da frente fria. No interior do Estado, os termômetros devem variar entre -2ºC, no Sul e 33ºC no Norte. Já na capital, os termômetros vão variar entre 9ºC e 24ºC.

Nos próximos dias, o tempo continua seco com a umidade relativa do ar em torno de 30%, muito abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) que preconiza 60% como ideal. 

(NATÁLIA OLIVEIRA – O TEMPO)

Notícias Recentes