Preocupados com os rumos da formação profissional dos futuros comunicadores da América Latina, líderes da área acadêmica e profissionais de diversos países participaram, nos dias 29 e 30 de outubro, do 1º Encontro Internacional de Comunicação, promovido pela Universidade Adventista de Montemorelos, no México. O evento reuniu especialistas para discutir temas como inovação, ética, inteligência artificial, mídias sociais e as novas demandas do mercado da comunicação.
Entre os participantes esteve o professor Hélder de Melo Moraes, coordenador do curso de Comunicação Social – Publicidade e Propaganda do UNASP (Universidade Adventista de São Paulo). O professor Edinho Moraes, natural de Muzambinho (MG), representou o UNASP nos Grupos de Trabalho (GTs) formados para debater os desafios e propor diretrizes para a formação de novos profissionais da área.
Durante o encontro, foram apresentados artigos científicos e “cases” de jornalismo, publicidade e relações públicas, além de estudos sobre novas profissões ligadas à comunicação digital, como gestão de mídias sociais, planejamento estratégico de web, criação de conteúdo para internet e o papel do publister — profissional responsável por monitorar a imagem de marcas e figuras públicas, inclusive nas redes sociais, e atuar em situações de crise ou exposição negativa.
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL – Um dos temas de maior destaque foi a inteligência artificial (IA), considerada um dos pilares das transformações atuais no campo da comunicação. Em reuniões fechadas entre os grupos de trabalho, foi elaborado um documento final com recomendações e reflexões sobre os novos rumos dos cursos de formação profissional em comunicação na América Latina.
O encontro contou com representantes de países como Argentina, Peru, Brasil e México, reforçando o compromisso das instituições de ensino e dos profissionais latino-americanos em promover uma formação ética, inovadora e conectada com as novas tecnologias.