Na noite de 3 de junho de 2025, o Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília (DF), foi palco da cerimônia de entrega do Prêmio Bicicleta Brasil, promovido pela Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana do Ministério das Cidades. A premiação homenageia iniciativas que incentivam o uso da bicicleta como ferramenta de transformação social, educacional e urbana.
Entre os projetos agraciados, destaque para o “Bike Game – Brincando de Bicicleta na Educação Física”, desenvolvido na Escola Municipal Professora Nair Gaspar de Rezende, em Juruaia (MG). Idealizado pelo professor Fagner José Passos, o projeto recebeu o Selo Bicicleta Brasil, importante reconhecimento nacional que valoriza práticas inovadoras e sustentáveis relacionadas à mobilidade ativa.
O professor Fagner celebrou a conquista e destacou a proposta pedagógica da iniciativa. “A valorização do Bike Game reforça uma prática que ultrapassa o simples ato de pedalar. A bicicleta, nesse contexto, torna-se um instrumento de aprendizagem e cidadania, integrando a Educação Física a temas como inclusão social, mobilidade urbana, trânsito consciente e sustentabilidade”, afirmou.
A secretária municipal de Educação de Juruaia, Elisangela Aparecida Podadeira Prado, também comemorou o reconhecimento. “É motivo de imenso orgulho ver um projeto escolar do nosso município ser reconhecido em nível nacional. O Bike Game revela o potencial da escola pública quando se articula com a comunidade e promove inovação e compromisso social por meio da Educação Física. Parabenizamos todos os envolvidos”, declarou.
O Prêmio Bicicleta Brasil integra uma série de políticas públicas do Governo Federal que visam ampliar o uso da bicicleta como meio de transporte, lazer e inclusão social. A premiação ao projeto de Juruaia reforça o papel das iniciativas locais na construção de uma cultura de mobilidade mais justa, criativa e sustentável.
O Bike Game integra a pesquisa de mestrado do professor Fagner no Programa de Pós-Graduação em Educação Física em Rede Nacional (ProEF) do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), sob orientação do professor Arnaldo Leitão. A proposta utiliza a bicicleta como recurso didático nas aulas de Educação Física, articulando elementos de gamificação e ludicidade para trabalhar conteúdos como mobilidade urbana, educação para o trânsito, sustentabilidade e inclusão de forma divertida e engajadora. Com essa abordagem inovadora, o projeto tem ampliado as possibilidades pedagógicas da disciplina e se tornar inspiração para outras escolas no Brasil.