Com a aproximação da safra, produtores e trabalhadores rurais do Sul de Minas se reuniram para esclarecer dúvidas sobre as leis trabalhistas e reforçar a segurança no campo. O superintendente do Ministério do Trabalho em Minas Gerais, Carlos Calazans, percorreu a região promovendo reuniões estratégicas, trazendo informações fundamentais sobre a contratação de safristas e reforçando que o trabalhador rural que assinar a carteira durante a colheita não perderá o benefício do Bolsa Família.
Os encontros aconteceram em Guaxupé, Muzambinho, Nova Resende, Conceição da Aparecida e Alfenas, reunindo agricultores, especialistas e autoridades do setor.
Em Muzambinho, a reunião ocorreu na Câmara Municipal e contou com a presença do presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cleber Marcon. Em Guaxupé, o evento foi realizado na Cooxupé; já em Nova Resende, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais contou com a presença do prefeito Itamarzinho que fez questão de ficar por dentro das atualizações da legislação e as ações que o município pode contribuir com a Policia Militar.
Em Alfenas, entre os participantes, estiveram Vilson Luiz da Silva, presidente da FETAEMG, Roberto Barata, representando a FAEMG, e o coronel Jardel Trajano de Oliveira, reforçando a importância da segurança no campo durante o período da colheita.
Durante as reuniões, foi ressaltada a necessidade de formalizar a contratação de mão de obra, combatendo informações falsas que circulam entre produtores e trabalhadores. A legalidade na colheita garante mais segurança para todos, evitando problemas futuros e contribuindo para uma safra mais produtiva e organizada.
Além dos encontros presenciais, Carlos Calazans também participou do programa do jornalista Luiz Mineiro, na Resende Web, o Toró de Parpite, onde detalhou as normas para a contratação de safristas e respondeu a dúvidas do setor produtivo. O link para assistir o programa completo é : https://www.youtube.com/watch?v=9bdkUKh5was
Com informação e planejamento, mais de 500 municípios da região se preparam para mais uma safra, unindo esforços para garantir um trabalho seguro, legal e eficiente.