Reitora da UFMG recebe Colar de Mérito da Corte de Contas mineira

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

“Generosa, dedicada, a quem aprendemos a respeitar e admirar; mulher firme, tem sido excelente ponto de equilíbrio no enfrentamento dos enormes desafios impostos à universidade pública brasileira – e à educação como um todo”. Foram estas as palavras do presidente do Tribunal de Contas de Minas, conselheiro Gilberto Diniz, na manhã desta segunda feira, 29/04/24, ao entregar o Colar de Mérito da Corte de Contas Ministro José Maria Alkimim – a mais importante condecoração do TCE – à reitora da Universidade Federal de Minas Gerais, professora doutora Sandra Regina Goulart Almeida.

O presidente saudou a homenageada e os presentes na pessoa do general Alexandre Oliveira Cantanhêde, comandante da Quarta Região Militar, e esclareceu que essa honraria foi concedida à professora em 2023, ocasião em que a acadêmica se encontrava em missão no exterior e não pode comparecer. A cerimônia também contou com a assinatura de um Termo de Cooperação Técnica entre o Tribunal de Contas de Minas e a UFMG – com interveniência do Centro de Excelência em Estudos Europeus Jean Monnet – para fomento de programas específicos nos aspectos técnicos, acadêmicos e profissionais bem como nas áreas de pesquisas interinstitucionais.

Diniz enfatizou que a UFMG consolida posição de melhor federal do país, segundo avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). Apresentou breve histórico da trajetória da professora Sandra Regina, que também é presidente da World University Network e vice-presidente da Associação de universidades de Língua Portuguesa. No período de 2014 a 2018, Goulart assumiu o cargo de vice-reitora da UFMG. Sagrou-se como reitora, exercendo mandato de 2018 a 2022, tendo sido a 3ª mulher a ocupar o cargo. Em março de 2022, foi reconduzida ao cargo para cumprir novo mandato de quatro anos, sendo a primeira vez na história em que um dirigente máximo daquela universidade é reconduzido ao cargo de reitor.

Sandra agradeceu a honraria, citando filósofos como Aristóteles, São Tomás de Aquino, para quem “a honra não se encontra naquele que é honrado, mas naquele que concede a honra”. Enfatizou que o TCEMG é uma instituição pública constituída democraticamente e voltada para a realização do bem comum. A professora lançou um apelo para que “o poder público (TCE e UFMG), academias, empresas e sociedade civil interajam para atender às demandas do povo mineiro, preparando-se para a reconstrução de um Estado sempre transparente, justo, de forma a criar condições para se ter esperança em dias melhores”.

Assinaram o Termo de Cooperação o presidente Gilberto Diniz, a reitora Sandra Regina, a diretora do Centro de Excelência em Estudos Europeus Jean Monnet, professora doutora Jamile Bergamaschine Mata Diz e o diretor da Faculdade de Direito da UFMG, professor Doutor Hermes Vilchez Guerrero. No ato de assinatura, a diretora Jamile ressaltou que o convênio vem reafirmar a amizade, a cooperação e apoio que o TCEMG tem dado ao Centro Jean Monet.

Presentes na solenidade; autoridades militares, representantes da comunidade acadêmica da UFMG e de instituições públicas mineiras, além de conselheiros, procuradores e servidores do TCEMG e do Ministério Público de Contas de Minas Gerais.

Denise de Paula – Coordenadoria de Jornalismo e Redação

Fonte: Tribunal de Contas de MG

Notícias Recentes