Na próxima semana, o presidente do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco (Democratas-MG), vai se reunir com governadores para tratar de assuntos ligados à economia e à política nacional. A reunião foi solicitada pelo governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), durante audiência com o senador mineiro, na terça-feira (24).
Rodrigo Pacheco afirmou que, como presidente do Senado, não irá se esquivar do dever de defender a conciliação entre as instituições e “não colocar mais lenha na fogueira”. Ele frisou ainda que tanto os governadores, quanto os membros dos Poderes, têm a obrigação de dar exemplos à nação.
“O governador Renato Casagrande solicitou uma agenda para que eu possa receber os governadores. Eu vou organizar esse encontro para recebê-los no Senado Federal. É esse diálogo permanente que estamos buscando no Brasil, de procurar os consensos e diminuir as divergências. Vamos buscar alinhar as pautas, e essa é uma iniciativa muito importante dos governadores de se manifestarem em defesa da democracia, do diálogo e da pacificação”, declarou o presidente do Senado. Rodrigo Pacheco ainda considerou a manifestação dos chefes das administrações estaduais como sendo muito importante para o fortalecimento da democracia no país.
Nesta segunda-feira (23), os governadores enviaram a Pacheco, ao presidente da República, Jair Bolsonaro, ao presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, pedido para um encontro entre as autoridades para tratar de “pautas convergentes e estratégias visando salvaguardar a paz social, a democracia e o bem-estar socioeconômico da população brasileira”.
(ASCOM)