Ao participar do “8º Fórum Parlamentar do BRICS (Brasil, Rússia, Índia e África do Sul)”, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cobrou investimentos dos países desenvolvidos para a preservação do meio ambiente em outras nações menos desenvolvidas. Pacheco destacou que eventos climáticos severos derivam do aquecimento global no planeta, exigindo esforços conjuntos para diminuir e reverter as mudanças climáticas.
“Uma das dificuldades que enfrentamos é o não cumprimento, por parte dos países desenvolvidos, da promessa de apoiar financeiramente os demais países em seus esforços de combate às mudanças climáticas. Questões como essa devem ser prioritárias e recorrentes em nossas pautas”, afirmou.
O presidente do Senado declarou que estão em curso dezenas de proposições na Casa voltadas para a preservação ambiental, e relembrou algumas das aprovadas, como a criação de incentivos para a produção de biocombustíveis e para o desenvolvimento da energia eólica e fotovoltaica. Além da proposta que beneficia famílias em situação de pobreza incluídas em atividades de conservação ambiental, e o denominado “Fundo Amazônia” que aplica recursos obtidos por meio de doações em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e a que aumenta o valor das multas e penas aplicadas a crimes contra o meio ambiente.
Rodrigo Pacheco relembrou ainda a criação da comissão de senadores para investigar, presencialmente, as causas do aumento da criminalidade e de atentados contra indígenas, quilombolas, ribeirinhos e jornalistas na região amazônica, motivada pelas mortes do indigenista Bruno Araújo e o jornalista Dom Phillips.
BRICS
Rodrigo Pacheco participou do encontro dos BRICS com o tema “Desempenhar papel de órgãos legislativos, promover parceria do BRICS de alta qualidade”. Participaram da reunião o presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da China, Li Zhanshu, o presidente da Assembleia Nacional da África do Sul, Nosiviwe Noluthando Mapisa-Nqakula, além da presidente do Conselho da Federação da Assembleia Federal da Federação da Rússia, Valentina Matvienko, o presidente da Duma Estatal da Assembleia Federal da Federação da Rússia, Vyacheslav Volodin, e o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Parlamento da Índia, PP Chaudhary.
(ASCOM)