Rodrigo Pacheco cobra investimentos externos para o meio ambiente em reunião do BRICS

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 Ao participar do “8º Fórum Parlamentar do BRICS (Brasil, Rússia, Índia e África do Sul)”, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), cobrou investimentos dos países desenvolvidos para a preservação do meio ambiente em outras nações menos desenvolvidas. Pacheco destacou que eventos climáticos severos derivam do aquecimento global no planeta, exigindo esforços conjuntos para diminuir e reverter as mudanças climáticas.
“Uma das dificuldades que enfrentamos é o não cumprimento, por parte dos países desenvolvidos, da promessa de apoiar financeiramente os demais países em seus esforços de combate às mudanças climáticas. Questões como essa devem ser prioritárias e recorrentes em nossas pautas”, afirmou.
O presidente do Senado declarou que estão em curso dezenas de proposições na Casa voltadas para a preservação ambiental, e relembrou algumas das aprovadas, como a criação de incentivos para a produção de biocombustíveis e para o desenvolvimento da energia eólica e fotovoltaica. Além da proposta que beneficia famílias em situação de pobreza incluídas em atividades de conservação ambiental, e o denominado “Fundo Amazônia” que aplica recursos obtidos por meio de doações em ações de prevenção, monitoramento e combate ao desmatamento, e a que aumenta o valor das multas e penas aplicadas a crimes contra o meio ambiente.
Rodrigo Pacheco relembrou ainda a criação da comissão de senadores para investigar, presencialmente, as causas do aumento da criminalidade e de atentados contra indígenas, quilombolas, ribeirinhos e jornalistas na região amazônica, motivada pelas mortes do indigenista Bruno Araújo e o jornalista Dom Phillips.

BRICS
Rodrigo Pacheco participou do encontro dos BRICS com o tema “Desempenhar papel de órgãos legislativos, promover parceria do BRICS de alta qualidade”. Participaram da reunião o presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional da China, Li Zhanshu, o presidente da Assembleia Nacional da África do Sul, Nosiviwe Noluthando Mapisa-Nqakula, além da presidente do Conselho da Federação da Assembleia Federal da Federação da Rússia, Valentina Matvienko, o presidente da Duma Estatal da Assembleia Federal da Federação da Rússia, Vyacheslav Volodin, e o presidente da Comissão de Relações Exteriores do Parlamento da Índia, PP Chaudhary.

 

(ASCOM)

Notícias Recentes