Rodrigo Pacheco destaca compromisso com a pauta socioeconômica na abertura do ano Legislativo

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

Brasília – O presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou durante a sessão solene que marcou o início do ano legislativo, na segunda-feira (5), que o Parlamento vai priorizar as pautas socioeconômicas para promover a redução da fome e da miséria e as desigualdades sociais e econômicas no Brasil.

“Precisamos implementar programas de alimentação e assistência social para combater a fome e a miséria, bem como reduzir as disparidades sociais e econômicas que afetam milhões de brasileiros. Esses compromissos refletem a nossa determinação em construir um futuro mais saudável, justo e inclusivo em nosso país”, afirmou Pacheco.

Ele destacou ainda que o Congresso vai trabalhar no sentido de estabelecer condições para o Brasil se tornar uma potência mundial na transição energética e na economia verde, “segmentos para os quais nosso país é inegavelmente vocacionado”.

 

*Reforma Tributária*

Entre os temas de destaque, ao longo de 2024, segundo o senador, estão a regulamentação da Reforma Tributária, aprovada em 2023. “Passaremos a debater a sua regulamentação, a desburocratização do Estado brasileiro, a definição de diretrizes adequadas para finanças públicas sustentáveis”, afirmou.

Rodrigo Pacheco também citou a necessidade da regulação da inteligência artificial e das plataformas de redes digitais, a reformulação do sistema eleitoral, além de ações de combate à violência pública e o fortalecimento do sistema público de educação.

O senador afirmou que “o Parlamento continuará a ser um bastião da democracia zelando pela transparência, justiça social e o bem-estar de todos”. Ele enfatizou que a população brasileira demanda por formas mais efetivas de inclusão social e participação popular nas decisões políticas.

“Este Congresso é, incontestavelmente, a mais democrática das instituições do nosso Estado. É, portanto, com os ouvidos atentos aos reclames e desejos da população, e a voz pronta para se levantar em defesa dos direitos de cada um dos brasileiros, que os membros desse Parlamento se apresentam aqui hoje perante a nação, para o início dos trabalhos legislativos do ano de 2024”.

 

*Abertura dos trabalhos*

Rodrigo Pacheco conduziu a sessão solene, no Plenário da Câmara dos Deputados, que inaugurou a 2ª Sessão Legislativa da 57ª Legislatura e marcou o início do ano Legislativo de 2024. O presidente da Câmara, Arthur Lira, participou da cerimônia.

Foram entregues e lidas as mensagens do Poder Executivo e do Poder Judiciário ao Congresso, representados, respectivamente, pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa; e pelo vice-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Edson Fachin. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, integrou a mesa, além do primeiro-secretário do Congresso, o deputado Luciano Bivar, que fez a leitura da mensagem enviada pelo Planalto.

(Fonte e foto: Ascom)

Notícias Recentes