Um projeto de alfabetização e letramento desenvolvido pelo professor Ivaldir Chagas “Paulista” com apoio da filha advogada Jesua Chagas tem alcançado grande sucesso, atendendo dezenas de pessoas na cidade. A iniciativa visa combater o analfabetismo e melhorar a proficiência em leitura e escrita entre jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de aprender na idade escolar.
As aulas são oferecidas gratuitamente no salão social da Igreja Presbiteriana Independente (apoiadora do projeto), sempre aos sábados entre 08 e 11 horas da manhã com métodos pedagógicos adaptados às necessidades dos alunos, respeitando seu ritmo de aprendizado. O projeto tem como objetivo não apenas ensinar a ler e escrever, mas também desenvolver a autoestima e a autonomia dos participantes.
O professor e filha, utilizam abordagens lúdicas e práticas para engajar os alunos, proporcionando um ambiente acolhedor e motivador. Como resultado, muitos participantes já estão lendo e escrevendo com confiança, impactando positivamente suas vidas pessoais e profissionais.
Merece destaque a conquista do aluno Daniel Mendes de Deus. Foi uma grande vitória para o Projeto Alfabetização e Letramento. Ele iniciou em 2023 na Alfabetização e em 2024 foi para o Letramento.
Inteligente, determinado e assíduo, não perdeu uma aula sequer e no final de julho 2024 tirou a CNH. Na foto, ao lado de sua esposa Rosária dos professores Ivaldir e Jesua.