Muzambinho, 2 de maio de 2024

Salve o Enrico! Recursos para compra do medicamento estão garantidos!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

A ordem de pagamento, no valor de R$ 17.203.200,00, foi anunciada pelo deputado federal Odair Cunha na quarta-feira (17).

A luta para salvar o menino Enrico, diagnosticado com Distrofia Muscular de Duchenne, caminha para um final feliz: o Ministério da Saúde vai custear integralmente o medicamento Elevidys, que pode salvar a vida do garoto varginhense de cinco anos. A ordem de pagamento, no valor de R$ 17.203.200,00, foi anunciada pelo deputado federal Odair Cunha durante reunião com o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Swedenberger Barbosa, na quarta-feira (17).

“Temos acompanhado a luta e a campanha idealizada pela família do Enrico desde o começo, atuando com o deputado estadual Professor Cleiton junto aos órgãos competentes para viabilizar a medicação. E foi com muita alegria que recebemos a notícia da ordem de pagamento garantindo os recursos para a compra do Elevidys”, comentou Odair. “Essa é uma vitória de toda a família, do Enrico e daqueles que têm colaborado com a campanha, doando, ajudando a divulgar e buscando soluções. Uma vitória da vida. É também um símbolo de esperança para aqueles que sofrem de Duchenne”, completou.

O deputado estadual Professor Cleiton também comentou: “Uma conquista muito importante. O deputado Odair Cunha foi fundamental nesta luta. Por diversas vezes, estive em Brasília, até mesmo em reunião com a Anvisa, para tratarmos do caso juntos. Uma vitória histórica, mas que não pode parar por aqui. Esperamos que, daqui pra frente, o tratamento seja mais democratizado a todos que sofrem com a Duchenne e demais doenças raras”.

O medicamento Elevidys só existe nos Estados Unidos e consiste em uma terapia genética de única dose que que retira o RNA de um vírus e, no lugar, colocar um material genético diferente, produzindo a distrofina – proteína que o corpo do Enrico não produz, causando a doença. A campanha de arrecadação da família contou com apoio de milhares de pessoas, incluindo artistas, famosos e celebridades. 

 

(fonte e fotos: ASCOM)

Notícias Recentes