O descarte correto dos resíduos sólidos é um ato necessário para mantermos nosso planeta em condições habitáveis. Há muito falamos sobre a conscientização do descarte correto do lixo, sendo assim iniciamos o projeto “PAPA PILHA”.
O projeto visa minimizar os efeitos causados por produtos não orgânicos descartados na natureza e é uma parceria da Secretaria de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo juntamente com o Departamento do Meio Ambiente da cidade de Muzambinho.
Através do Departamento do Meio Ambiente já é realizada a coleta de resíduos através do caminhão do Dedé. O destino desses resíduos é o aterro sanitário com licenciamento ambiental regularizado da cidade de Tapiratiba, onde a empresa TRANSER CGR faz o recolhimento desses materiais para uma destinação final ambientalmente adequada.
O “PAPA PILHA” é um recipiente elaborado manualmente pela artesã Márcia Simões e tem como objetivo recolher pilhas e baterias de pequeno porte. Se você precisa descartar esse material faça de forma segura, deposite-os em nossos coletores que se encontram: na Casa da Cultura de Muzambinho (Rua Tiradentes, 264), no almoxarifado (bairro Alto do Anjo), no Parque Municipal Carolina Anderson e no Paço Municipal (praça Pedro Alcântara Magalhães).
CURIOSIDADES
COMO FUNCIONA O PROCESSO DE RECICLAGEM?
PROCESSO QUIMICO – As pilhas e baterias são submetidas a um processo de reação química em que são recuperados sais e óxidos metálicos utilizados como matéria-prima em processos industriais na forma de corantes e pigmentos.
PROCESSO TÉRMICO – Elas são colocadas em um forno industrial e submetidas a altas temperaturas para separar o zinco. Assim, o mineral pode ser recuperado em sua forma metálica e reutilizado como matéria-prima na confecção de novas pilhas e baterias.
RESÍDUOS – O processo de reciclagem de pilhas e baterias reaproveita os metais e componentes químicos, conforme comentado nos processos acima. Além disso, todos eventuais resíduos do processo são também tratados e reaproveitados, como na produção de cimento, ou são enviados para uma destinação ambientalmente correta.
DICAS – Veja algumas dicas de como fazer as pilhas e baterias durarem mais:
– Temperaturas extremas reduzem o desempenho das pilhas. Nunca as armazene em locais quentes ou úmidos;
– Remova as pilhas de um dispositivo quando houver previsão de não usá-lo por um longo período de tempo;
– Mantenha as superfícies de contato da pilha e o compartimento da bateria limpos, passando neles uma borracha de lápis limpa ou um pano áspero cada vez que você trocar as baterias;
– Não tente recarregar uma pilha a menos que ela seja especificamente rotulada como “recarregável”.