Secretário de Educação é convocado para prestar esclarecimentos sobre ações da pasta

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Reunião vai debater plano de trabalho do Governo para a educação básica e superior, nesta quarta-feira (26), às 9 horas.

O plano de trabalho do Governo para a educação básica e superior deverá ser apresentado pelo secretário de Estado da Educação, Rossieli Soares da Silva, em audiência pública da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta quarta-feira (26/11/25). O gestor da pasta, convocado pela Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia, deve comparecer, a partir das 9 horas, no Plenarinho II. 

O requerimento para realização da audiência é da presidenta da comissão deputada Beatriz Cerqueira (PT) e dos deputados Betão (PT), Luizinho (PT) e Professor Cleiton (PV).

Segundo informou o gabinete da deputada Beatriz Cerqueira, o “aulão” sobre Inteligência Artificial (IA) promovido pela Secretaria de Estado de Educação também deverá ser objeto de questionamentos ao gestor da pasta, embora o tema não tenha sido mencionado no requerimento.

Em 19 de novembro, conforme matérias veiculadas na imprensa, uma confusão generalizada tomou conta das arquibancadas do Mineirão, onde ocorria o evento, realizado em parceria com a Google For Education. Vídeos do momento registraram brigas e agressões que provocaram ferimentos e desmaios em alunos e professores, que precisaram ser socorridos pelo Corpo de Bombeiros. Participantes relataram a ausência de agentes de segurança em número adequado para um evento daquele porte.

A deputada Beatriz Cerqueira apresentou denúncia ao Ministério Público Estadual, por meio da 23ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, solicitando instauração de procedimento investigatório para apurar a efetiva responsabilidade de todos os agentes envolvidos, sejam eles públicos ou não, na organização e logística do Aulão de IA.

“A ocorrência de lesões e desmaios em um evento organizado pelo próprio Estado, devido à falta de prevenção e segurança inadequada, configura uma violação direta do dever de proteção integral”, afirmou a deputada.

 

(ASCOM)

Notícias Recentes