Muzambinho, 4 de dezembro de 2024

Secretário revela na Câmara que não houve contratações em 2024 mas apenas substituições de funcionários na prefeitura de Muzambinho

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

Durante reunião ordinária do Legislativo realizada no dia 11, o Secretário Municipal de Governo Heto Paixão apresentou esclarecimentos sobre as movimentações de pessoal na prefeitura durante o ano de 2024, apresentando comparativo de contratações durante o mandato 2021-2024.
Mencionou que em 2021 o número de funcionários era menor, devido a Pandemia da Covid-19 que suspendeu grande parte dos serviços prestados pelo Município. Como exemplo, citou a Secretaria de Esportes e a Secretaria de Educação que foram as mais afetadas pelas imposições de distanciamento, com a suspensão de atividades de lazer e com a implantação do sistema de ensino à distância. Outro motivo para o aumento de funcionários em 2022 foi a criação dos cargos de professor de educação física e professor de inglês, após a implantação das disciplinas na educação básica de Muzambinho.
De acordo com sua fala, não houve novas contratações em 2024, mas apenas substituições de funcionários em funções essenciais. Ele destacou que a medida foi necessária para manter o funcionamento contínuo dos serviços públicos sem ampliar os custos com folha de pagamento.
Segundo o secretário, essas substituições foram realizadas com base em critérios de necessidade operacional e reposição de vagas e deu exemplos como motorista de hemodiálise, médico do PSF, socorrista de ambulância noturna, profissionais de apoio que atuam junto aos alunos autistas do sistema de ensino público, entre outros.
O Secretário ressaltou que a administração tem buscado manter a responsabilidade fiscal e respeitar os limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal, e que as substituições foram realizadas em decorrência de pedido de demissões, licenças e aposentadorias.
Destacou ainda que os aprovados em concurso realizado nesta administração serão convocados a partir de janeiro do próximo ano. Ao final, revelou que a folha de pagamento do município está em 46,46% do orçamento, enquanto a Lei determina que o gasto não pode ultrapassar 54%.

Notícias Recentes