Associação de Municípios da Microrregião da Baixa Mogiana (AMOG) se reuniu na terça-feira (29/06) para sancionar a implantação do Serviço Regional de Inspeção Municipal (SIM) para certificação dos produtos das cidades consorciadas. A implantação do serviço tem o apoio do Sebrae e está sendo implanto no CIMOG – Consorcio Intermunicipal Baixa Mogiana.
Para a regionalização, os gestores municipais da AMOG / CIMOG apresentaram projetos de lei para serem aprovados pelas câmaras municipais.
A criação do selo de inspeção municipal, possibilita que os pequenos produtores, principalmente aqueles rurais façam a comercialização de alimentos processados em outras cidades da Associação.
O Serviço de Inspeção Municipal também controla a qualidade dos produtos de origem animal, como embutidos, queijo, ovos, mel e doces. Monitora e inspeciona a sanidade do rebanho, o local e a higiene da industrialização, certificando com selo de garantia todos estes produtos.
Também incentiva as pequenas empresas e empreendedores a saírem da clandestinidade, transformando-os em empresários da área urbana e rural, oferecendo aos consumidores alimentos com qualidade e segurança garantida.
A sanção do selo de inspeção municipal contou com representantes de diversas cidades, prefeitos da AMOG / CIMOG, de membros técnicos e do próprio presidente do SEBRAE, Carlos Melles. Julvan Oliveira, presidente da Associação Mineira de Municípios também participou.
Gilson Mello, prefeito de Arceburgo, conduziu a audiência na condição de presidente da Associação dos Municípios juntamente com o Sr. Claudio Antonio Palma, Vice-presidente do CIMOG, representando o Presidente Sr. Custodio Garcia Ribeiro.
(ASCOM)