Senado aprova ‘Lei Paulo Gustavo’ para auxílio financeiro ao setor cultural do país

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O Senado aprovou, por unanimidade, na terça-feira (15), o Projeto de Lei Complementar (PLP) 73/2021 que cria um apoio financeiro da União para ações emergenciais no setor cultural. Conhecida como ‘Lei Paulo Gustavo’, em homenagem ao ator que morreu em decorrência da Covid-19, em 2021, ela direciona R$ 3,86 bilhões do Fundo Nacional de Cultura (FNC) ao fomento de atividades culturais nos estados e municípios.

A proposta, de autoria do senador Paulo Rocha (PT-PA), foi alterada pela Câmara dos Deputados, em fevereiro, e portanto precisou ser reavaliada pelo Senado. O projeto, relatado pelo senador Alexandre Silveira (PSD-MG), prevê que a Secretaria Especial de Cultura defina os segmentos culturais considerados prioritários para receber o benefício pelo prazo de 90 dias. A matéria aperfeiçoa a Lei Aldir Blanc para minimizar o impacto causado pela pandemia da Covid-19 e incentivar a retomada das atividades do setor por meio de cursos, produções e desenvolvimento de espaços artísticos. A medida segue para sanção presidencial.

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), que presidiu a sessão, ressaltou o trabalho do Parlamento pela aprovação de mais um projeto de interesse da sociedade brasileira. “O Senado Federal cumpre um papel importante de estabelecer e restabelecer justiça a uma categoria muito sofrida em tempos de pandemia”, destacou o presidente do Congresso Nacional.

Também foi aprovado o PL 4.147/2021 que incentiva programas de atendimento ao homem para prevenir casos de violência contra a mulher. O projeto, do senador Wellington Fagundes (PL-MT), e relatado pela senadora Leila Barros (Cidadania-DF), prevê a criação de serviço telefônico gratuito e rede de atenção psicossocial à saúde mental do homem. O projeto segue para a Câmara dos Deputados.

Os senadores aprovaram o Projeto de Resolução 67/2019 que cria a Medalha Inovação no Campo, a ser concedida anualmente pela Comissão de Agricultura (CRA) para premiar projetos tecnológicos e inovadores que visem o desenvolvimento do setor. Da lavra do senador Jayme Campos (DEM-MT), e relatado pela senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), o texto vai à promulgação.

(Ascom)

Notícias Recentes