Senado aprova Programa de Estímulo ao Crédito para microempreendedores

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Sob a condução do presidente Rodrigo Pacheco, o Senado aprovou, nesta quinta-feira (4), a medida provisória 1.057/2021, que cria o “Programa de Estímulo ao Crédito (PEC)”, para incentivar bancos a ampliarem a oferta de crédito para microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas e produtores rurais com receita bruta anual de até R$ 4,8 milhões.

Relatado pelo líder do governo, senador Fernando Bezerra (MDB-PE), o programa será implementado por bancos e demais instituições autorizadas pelo Banco Central (Bacen), com exceção das cooperativas de crédito e administradoras de consórcios. Os senadores entendem que o setor foi um dos mais prejudicados pela pandemia de Covid-19. Por meio do programa, além do impacto direto, deverá ocorrer também a expansão do crédito na economia brasileira. O PLV foi aprovado por 62 votos favoráveis e segue para nova análise da Câmara dos Deputados.

 

Doadores

O Plenário também aprovou o PL 2.353/2021, proposto pelo senador Fabiano Contarato (Rede-ES), que proíbe a discriminação de doadores de sangue com base na sua orientação sexual. Segundo o relator Humberto Costa (PT/PE), o objetivo é impedir que critérios sem base científica resultem em estigmatização social de determinados grupos da sociedade. Também foi aprovado, simbolicamente, o PLC 128/2018, que regula o descarte de equipamentos elétricos contaminados por bifenilas policloradas (PCBs).

Comercialmente conhecidas como “ascarel”, as PCBs são compostos químicos utilizados como fluidos isolantes em transformadores, capacitores e outros equipamentos. De acordo com o texto relatado pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), quem possuir aparelhos contaminados por PCB deve proceder a uma destinação final ambientalmente adequada, por meio de processos licenciados pelos órgãos ambientais e que garantam concentrações inferiores a 50 miligramas por quilo da substância.

A matéria vai à sanção, bem como o PLC 113/2017, cuja aprovação institui o ‘Dia Nacional do Condutor de Ambulância’, a ser comemorado anualmente no dia 10 de outubro. A iniciativa valoriza a categoria, que presta relevante auxílio a equipes médicas no salvamento de vidas.

 

(ASCOM)

Notícias Recentes