Muzambinho, 19 de setembro de 2024

Senado Federal aprova criação do Estatuto da Segurança Privada

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

Brasília – O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), conduziu, na terça-feira (13), sessão deliberativa na qual foi aprovada a criação do Estatuto da Segurança Privada. O projeto de lei do Senado (PLS 135/2010) estabelece regras para o setor, como a formação de profissionais e uso de armas e outros equipamentos controlados em estabelecimentos públicos e privados e espaços públicos.

Além disso, o texto prevê a necessidade de autorização prévia, da Polícia Federal (PF), para o funcionamento de empresas de segurança privada e para os planos de segurança nas dependências de instituições financeiras.

O projeto original, apresentado no Senado em 2010, estabelecia apenas o piso salarial para a categoria dos vigilantes, que permaneceu no texto. A legislação que trata do tema é da década de 1980, quando os locais operavam com outras tecnologias (Lei 7.102, de 1983). A proposta foi aprovada em forma de substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD 6/2016) com parecer favorável do senador Laércio Oliveira (PP-SE). A matéria segue à sanção.

(Ascom)

Notícias Recentes