Muzambinho, 12 de julho de 2024

Sesc em Minas realiza atendimentos odontológicos em Muzambinho

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

De 14 de junho a 31 de julho, a cidade de Muzambinho receberá o projeto itinerante OdontoSesc. Dedicada à assistência odontológica, a Unidade Móvel do Sesc em Minas ficará instalada na avenida Doutor Américo Luz, 9, Centro, próximo à Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida e disponibilizará procedimentos clínicos de baixa e média complexidade para aproximadamente 130 pacientes.

Os atendimentos são direcionados, preferencialmente, para os trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, além da comunidade local, que aguarda na lista de espera da Secretaria Municipal de Saúde de Muzambinho.

Com 18 metros de comprimento, a carreta OdontoSesc é equipada com quatro consultórios odontológicos completos, com área de escovação supervisionada, sala de esterilização e sala de raio-X para pacientes em atendimento. Oferecendo acessibilidade e climatização, a unidade dispõe ainda de sistema de esterilização de ar ambiente e rotinas de biossegurança. Nesta edição, os atendimentos serão realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Ao cuidar da saúde bucal, mais do que tratar patologias bucais, a iniciativa trabalha para poder devolver o sorriso ao rosto da população atendida, que muitas vezes é carente do tratamento odontológico. Ao contribuir para o aumento de sua autoestima, o atendimento pode promover reposicionamento desses indivíduos em suas relações sociais, profissionais e até mesmo afetivas.

Além disso, são desenvolvidas atividades complementares de educação em saúde, por meio do compartilhamento de orientações individuais voltadas à manutenção da saúde bucal dos pacientes, o que os incentiva a se tornarem multiplicadores das boas práticas.

 

Serviços disponíveis

Serão oferecidos diversos serviços, incluindo:

•             Remoção de cáries e restaurações;

•             Extrações (cirurgias) simples;

•             Tratamento de canal de dentes anteriores e posteriores (casos avaliados pela equipe Sesc);

•             Raspagem e profilaxia (limpeza);

•             Radiografias odontológicas, quando necessárias para pacientes em tratamento na própria Unidade Móvel;

•             Identificação e encaminhamento, para atendimento especializado indicado pelos parceiros, de casos de patologias bucais e alterações sistêmicas.

 

A atividade é uma realização do Sesc em Minas em parceria com a Prefeitura Municipal de Muzambinho.

 

Sobre o OdontoSesc

Em atividade desde 2011, o OdontoSesc conta com cinco unidades móveis totalmente acessíveis, equipadas com consultórios odontológicos completos, salas de esterilização e espaços para exames de radiografia.

Com uma equipe de profissionais qualificados, o projeto promove um atendimento humanizado e que tem impactado positivamente a vida de milhares de trabalhadores do comércio e de cidadãos de baixa renda, levando não apenas tratamento, mas também ressaltando a importância do cuidado com a saúde bucal para a qualidade de vida.

 

SERVIÇO

OdontoSesc em Muzambinho

Quando: atendimentos de 14 de junho a 31 de julho de 2024.

Onde: Avenida Doutor Américo Luz, 9, Centro – em frente à Escola Estadual Professor Salatiel de Almeida

Para quem: Trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo, seus dependentes e à comunidade local, que aguarda na lista de espera do SUS, por ordem de cadastro (demanda reprimida do munícipio).

Informações: Secretaria Municipal de Saúde

*Responsável Técnico:  Bianca Alves Januário (CRO/MG CD 49833)

 

 

(Fonte: ASCOM)

Notícias Recentes