Muzambinho, 22 de maio de 2024

Sicredi lança Plano Safra 2021/2022 em live com participação do ex-ministro da Agricultura Roberto Rodrigues

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O panorama do agronegócio no Brasil foi o tema da live de abertura do Plano Safra 2021/2022 da Sicredi das Culturas RS/MG. O tema foi abordado pelo ex-ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, que apresentou em sua fala a importância do agronegócio brasileiro para o mundo.

Segundo Rodrigues, no ano passado 27% do PIB nacional foi gerado pelo agronegócio, setor que foi responsável também por 48% das exportações e pela geração de 20% dos empregos no país. “Estamos no cinturão tropical no agronegócio no planeta, que tem um papel muito importante na garantia da segurança alimentar e da sustentabilidade, temas que ficaram mais emergentes a partir da pandemia e que passam pelo agronegócio”, afirmou durante a transmissão realizada no canal da Sicredi das Culturas RS/MG no Youtube.

Rodrigues destacou ainda o papel preponderante da tecnologia para o aumento da produtividade no país e a importância do quadrilátero da renda do campo, composto de: tecnologia, seguro rural, preços de garantia e crédito rural, entre eles o Plano Safra. O palestrante chamou atenção ainda para a fundamental integração entre a área urbana e a rural, pois juntas constituem o desenvolvimento econômico.

O diretor Executivo da Sicredi das Culturas RS/MG, Roque Enderle, mediador da live, destacou que o Sicredi é uma das instituições financeiras com maior representatividade no agronegócio, tendo sido a segunda instituição financeira que mais liberou crédito rural no ciclo de Plano Safra 2019/2020, com mais de 20 bilhões de reais concedidos. A instituição atende desde grandes produtores a médios e pequenos, especialmente aqueles ligados à agricultura familiar. “Os recursos do Plano Safra 2021/2022 já estão disponíveis e nossas agências estão prontas para dar suporte aos nossos associados que buscarem esse recurso. No Sicredi, o agronegócio rende um mundo melhor. O resultado gerado na cooperativa retorna à comunidade em um ciclo virtuoso que estimula a economia da região, gerando renda e buscando o ganho coletivo”, ressaltou.

 

Sobre o palestrante:

Roberto Rodrigues é engenheiro agrônomo e agricultor, coordenador do Centro de Agronegócio na Escola de Economia de São Paulo, da Fundação Getulio Vargas (FGV EESP) e embaixador especial da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) para as Cooperativas. Foi professor do Departamento de Economia Rural da UNESP – Jaboticabal, primeiro Titular da Cátedra de Agronegócios da ESALQ USP, presidente do LIDE Agronegócios, do Conselho Superior do Agronegócio da FIESP – COSAG, da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), da Sociedade Rural Brasileira (SRB), da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), da Academia Nacional de Agricultura da SNA e da Aliança Cooperativa Internacional (ACI). Além disso foi secretário de Agricultura do Estado de São Paulo (1993/1994) e Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2003/2006).

 

Alinhamentos com representantes de entidades agrícolas: Representantes cadastrados junto às agências da Sicredi da Culturas RS/MG para a prestação de serviços vinculados ao crédito rural, bem como equipe técnica de colaboradores da cooperativa, participaram na nesta semana de momento de troca de conhecimentos e alinhamentos. A ocasião contou com participação de engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas empresas e sindicatos parceiros da instituição financeira cooperativa.

Na oportunidade foi apresentado o Plano Safra 2021/2022, bem como diretrizes, oportunidades e soluções financeiras que a instituição financeira cooperativa oferece aos produtores rurais em sua área de atuação no Sudoeste mineiro. O bate-papo teve como objetivo promover a troca de conhecimentos, fazer alinhamentos e receber sugestões, tendo em vista o trabalho interligado a nossa cooperativa realiza junto destes profissionais.

 

(ASCOM / Raíza Goi Borba)

Notícias Recentes