Sistema Faemg e parceiros lançam ‘Aliança pela Restauração’ 

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

FAEMG SENAR | Divulgação

O Sistema Faemg Senar, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), e a Fiemg lançaram o Programa Aliança pela Restauração. A iniciativa estimula o setor produtivo a promover a recuperação e conservação de áreas degradadas em pequenas propriedades rurais a partir da regularização ambiental dos imóveis rurais.

O Sistema, por meio do Instituto Antonio Ernesto de Salvo (INAES), irá executar o projeto, realizando a recuperação de áreas degradadas e passivos ambientais e levando assistência técnica e gerencial a pequenos produtores.

“Esta nossa parceria tem condição de continuar fazendo Minas se desenvolver. O nosso instituto está preparado, mas só a restauração não será suficiente. O segundo passo é a assistência técnica e gerencial. Hoje já atendemos mais de 20 mil propriedades no nosso Programa ATeG, que é transformador. Vamos fazer com o que produtor enxergue um horizonte mais claro em suas propriedades para que continue resiliente no campo“, destacou o presidente do Sistema Faemg Senar, Antônio de Salvo.

Segundo o Governo de Minas, a expectativa é que mais de 13 mil propriedades sejam beneficiadas, com a regularização de mais de 26 mil hectares, contribuindo para a recuperação e restauração de ecossistemas.

“É uma grande parceria. Isso vai chegar até o produtor rural para que ele melhore a sua produção alimentícia e continue produzindo no campo, fazendo a sucessão e também melhorando as suas condições de vida”, afirmou o vice-presidente de Finanças do Sistema Faemg Senar e presidente do INAES, Renato Laguardia.

“Temos que olhar o lado ambiental, mas também o lado social e econômico. É isso que vai fazer o produtor ter condição de cuidar da reserva legal, da área de preservação permanente”, reforçou o gerente executivo do INAES, Bruno Rocha.

A gerente de Sustentabilidade do Sistema Faemg Senar, Mariana Ramos, destacou que a Aliança vai ajudar produtores rurais no cumprimento do Código Florestal. “Esta é uma comprovação prática dos compromissos assumidos pelo Sistema Faemg Senar no âmbito do plano estadual de ação climática e na campanha do Race to Zero, que prevê a neutralização de emissões até 2050. O Sistema Faemg Senar, o Governo de Minas e a Fiemg são signatários”, complementou.

União com setor privado

No dia 19/03/2025, na sede da Fiemg, em Belo Horizonte, o programa foi apresentado pela secretária estadual Marília Melo a fim de envolver empresas do setor privado na regularização ambiental de imóveis rurais, alinhando as ações com as estratégias corporativas de sustentabilidade e governança.

“Noventa porcento das nossas propriedades rurais são de pequenos produtores que não têm condição técnica ou financeira de retomar o processo de restauração ambiental. É importante que a gente tenha condição de contar com as empresas e seu portifólio de atuação socioambiental para avançar nesta pauta”, enfatizou o vice-governador, Mateus Simões.

O presidente da FIEMG, Flávio Roscoe, destacou a importância do setor produtivo na construção de um modelo de desenvolvimento sustentável. “Acredito que essa é uma iniciativa que, mais uma vez, mostra a determinação do setor produtivo em cumprir não somente com suas obrigações ambientais, mas também em estar à frente do seu tempo, mostrando de maneira muito clara seu compromisso com o desenvolvimento sustentável”, afirmou.

Reconhecimento

As empresas participantes receberam um documento com informações sobre os imóveis rurais que necessitam de adequações ambientais, orientando-as sobre como integrar essas ações em suas operações.

Além de promover a regularização ambiental, o programa também reconhece quem se destaca em práticas socioambientais. As empresas que participam da iniciativa poderão obter o Selo Sustentabilidade Aliança Ambiental Estratégica, concedido pela SEMAD em parceria com o Instituto Euvaldo Lodi (IEL). Esse selo reforça o compromisso da empresa com a sustentabilidade e agrega valor à imagem corporativa, incentivando as melhores práticas socioambientais.

 

Notícias Recentes