Objetivo é melhorar a gestão estratégica e operacional das entidades
Presidentes e dirigentes de Sindicatos Rurais visitaram na manhã de quarta-feira, (04/12), o Sindicato dos Produtores Rurais de Passos, para conhecerem a estrutura e a prestação de serviços da entidade. A visita é uma ação do programa de Assistência Gerencial aos Sindicatos dos Produtores Rurais (AGSPR), do Sistema Faemg Senar. Iniciado em 2024, o programa busca a melhoria estratégica e operacional nas entidades.
Os consultores do projeto Élcio Borges e Nilson Campolina, que atendem 28 sindicatos, promoveram o encontro. “Esta visita é uma oportunidade para a troca de experiências e o Sindicato de Passos tem uma estrutura que atende um grande número de associados e oferece um portfólio de serviços bem abrangente”, disse Élcio. Ainda segundo o consultor, a primeira fase do projeto, que prevê seis visitas para diagnóstico e aplicação de melhorias, está em fase de conclusão. “Nesse curto espaço de tempo, já temos resultados muito positivos com melhorias nos processos, aumento da prestação de serviços e crescimento do número de associados. A experiência vivida em Passos, surpreendeu as nossas expectativas”.
Essa expectativa era grande entre o grupo pela busca de mais conhecimentos, segundo Nilson Campolina. “No grupo temos sindicatos menores, que buscam agregar prestação de serviços, para melhor atender o produtor e vieram buscar esse conhecimento, justamente, para melhorar a qualidade do trabalho prestado. É importante estarmos integrados, juntos, porque as boas ideias devem ser compartilhadas e eles podem ver o que podem adequar, com o exemplo do Sindicato de Passos, a realidade de cada município”. Segundo Nilson, nesses seis meses de projeto as conquistas são reais, com a implantação de processos tecnológicos entre outros serviços oferecidos aos produtores rurais”.
Um desses exemplos está no Sindicato de Guapé. O presidente Francelino Braz Scanavachi, destaca que o trabalho no município, por questões políticas, estava parado, mas com o programa ele renasceu. Em quatro meses eles levaram empresas para o espaço do Sindicato, aumentaram a prestação de serviços e o número de associados. Hoje, a entidade tem 130 associados e muitos projetos estão em andamento, com foco na capacitação do produtor rural.
José Luiz da Silva Neto, presidente em Capetinga, ressalta que a visita ao Sindicato de Passos gerou uma série de exemplos que ele pretende implementar em Capetinga. “Nós que viemos de um sindicato pequeno, o exemplo que queremos seguir é o do Sindicato de Passos. Tem muitos serviços aqui, que podemos implementar no nosso Sindicato”.
Experiente na gestão do Sindicato de Cássia, Domingos Inácio Salgado, destaca que o programa chegou em tempo oportuno. “Ele trouxe meios para que os Sindicatos supram a contribuição sindical, que da forma que foi retirada, deixou muitas entidades em uma situação complicada”. Sobre o exemplo do Sindicato de Passos ele ressaltou: “Eu conheço o Sindicato de Passos desde que era associação, e acho que ele cresceu muito, justamente, porque teve boas administrações e porque o processo aqui é um pouco diferente. Cada município tem uma característica”.
O gerente da Regional de Passos, Rogger Coelho, afirmou que a visita representa um importante momento para visualização de casos de sucesso e networking. “Posteriormente, teremos a implementação de boas práticas em cada entidade cooperada, dos respectivos municípios, visando o atendimento adequado e satisfatório ao produtor rural e, principalmente, fortalecendo a representação desses produtores no Estado de Minas Gerais contribuindo para o avanço e crescimento do agronegócio mineiro”.
O presidente do Sindicato de Passos, Elder Maia dos Reis, que conduziu a visita em todos os departamentos da entidade, colocou toda a estrutura da casa a disposição dos Sindicatos e apresentou os projetos implementados pela diretoria em 2024, como o Realidades do Agro, que leva alunos do Ensino Médio a conhecerem fazendas com o intuito de desmistificar as narrativas erradas sobre o setor e a ampliação do trabalho de comunicação, com nova gestão e a criação do podcast Agro PodSin. Elder enfatizou a importância do trabalho com foco no produtor rural, da prestação de serviços e a importância da informação e orientação ao produtor preparando-os para os desafios do dia a dia.
(Fonte e foto: ASCOM)