Muzambinho, 12 de julho de 2024

Solenidade abre oficialmente o 85° COPTREL em Macapá

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

A abertura do 85° Encontro do Colégio de Presidentes de Tribunais Regionais Eleitorais do Brasil (COPTREL), ocorreu na noite desta quinta-feira, 6 de junho, no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP), com a participação dos gestores dos regionais, representantes, diretores-gerais, assessores e magistrados.

A cerimônia foi conduzida pelo desembargador  Octavio Augusto De Nigris Boccalini, presidente do Coptrel e do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG) e pelo anfitrião, desembargador João Lage, presidente do TRE do Amapá. 

Em seu pronunciamento, o desembargador Octavio Boccalini agradeceu a recepção proporcionada pelo presidente do TRE Amapá e destacou a importância da troca de experiência entre os regionais.

Destacou que nas reuniões do COPTREL são construídas diretrizes, propostas e uniformizadas soluções que impactam na vida de eleitoras e eleitores para que possam exercer o direito à cidadania no país. “Vamos reforçar o elo entre os TREs, de modo a construir uma Justiça Eleitoral cada vez mais sólida, forte e democrática para a nossa sociedade”, disse.

Um vídeo, direcionado aos participantes do evento, com o pronunciamento da presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, foi exibido na cerimônia, no qual desejou a todos um momento de reflexão e enfatizou  a importância deste encontro há 120 dias das eleições municipais que se realizarão em outubro desse ano.

“É importante que os Tribunais Regionais Eleitorais e os juízes  Eleitorais estejam reunidos, comprometidos para que tenhamos um  pleito, como sempre, seguro, tranquilo, com transparência absoluta de tudo que é feito em benefício do eleitor, do cidadão e da democracia brasileira”, afirmou.

Homenagens

Durante a cerimônia foram homenageadas autoridades do Legislativo e Judiciário que contribuíram com a Justiça Eleitoral. Um dos homenageados foi o desembargador Roberval Belinati, que esteve à frente do TRE do Distrito Federal no biênio 2022-2024. Ele recebeu a Medalha do Mérito Eleitoral.

“Na Justiça Eleitoral somos uma família. Fico muito honrado de receber essa homenagem do TRE Amapá, um reconhecimento importante para mim”, disse Belinati.

Os senadores pelo Amapá, Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre, representado pelo suplente Josiel Alcolumbre , receberam a Medalha Guardião da Democracia, de autoria do desembargador João Lages.

Na cerimônia de abertura, o tribunal anfitrião preparou uma apresentação sobre a cultura indígena, característica do Estado do Amapá. Casais Waiapi, tribo que vive na região de Pedra Branca, executaram a dança Turé, típica dos povos originários amapaenses. A liderança indígena explicou que a apresentação expressa a satisfação pela parceria e estreitamento das relações entre o Povo Waiãpi e o Regional amapaense.

Na sexta-feira, 7, ocorre a reunião com os presidentes do TREs presentes, onde serão discutidos temas relativos às Eleições de 2024 e o resultado das propostas e discussões será divulgado no dia seguinte na Carta do Amapá, ao final do evento.

Sobre o Coptrel

Fundado em 16 de setembro de 1995, em Florianópolis (SC), o Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (Coptrel) é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como objetivo discutir e buscar soluções para questões pertinentes à Justiça Eleitoral e ao fortalecimento da democracia no Brasil. O Coptrel é integrado pelos desembargadores presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais e, desde janeiro deste ano, é presidido pelo desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, que é também presidente do TRE mineiro.

Siga-nos no Twitter e no Instagram.
Curta nossa página no Facebook.

Fonte: TRE – MG

Notícias Recentes