SOLENIDADE MARCA A ABERTURA DA PRIMEIRA EDIÇÃO DO TURISFEST EM GUAXUPÉ

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Evento apresenta 3 novas rotas turísticas e reforça potencial da cidade como destino turístico cultural e gastronômico

Teve início na quarta-feira, 24 de setembro, o 1º Festival de Turismo de Guaxupé -Turisfest, que acontece até o dia 27 de setembro. O festival nasce para fortalecer o turismo local, unindo cultura, gastronomia, história e experiências únicas que consolidam Guaxupé como referência no setor.
A programação inclui rodada de negócios, mapeamento gastronômico e vitrine de artesanato, contando ainda com a presença da equipe da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico para emissão e renovação da Carteira Nacional do Artesão. Outro grande destaque é a Carreta Gastronômica do Senac, unidade móvel equipada com tecnologia de ponta, que leva cursos, oficinas e qualificações gratuitas de culinária para diferentes cidades, promovendo capacitação prática e novas oportunidades de negócio no setor alimentício.
Durante a abertura, a Prefeitura apresentou oficialmente as três novas rotas turísticas da cidade, estruturadas e fortalecidas desde o início da atual gestão: a Rota Turística Fazenda Santa Amélia Cafés – Café Experience: Da Lavoura à Xícara, representada por Antônio Carlos Magalhães do Valle, Rose Mary Giacon do Valle e João Paulo Magalhães do Valle; a Rota do Patrimônio Histórico de Guaxupé, representada pela empresária Camila Acosta Pereira de Lima; e a Rota Sucuri: Fazenda, Cerveja e Cachoeira, representada por Marcos Antônio Zerbini.
O prefeito Jarbas Corrêa Filho destacou o simbolismo do momento: “Hoje celebramos um marco para Guaxupé: O 1º Festival de Turismo de Guaxupé -Turisfest. Serão reunidas as rotas da fé, da cachaça, do patrimônio histórico, do turismo rural e principalmente do café, para mostrar que Guaxupé é um destino rico em cultura, sabores e histórias. Esse evento nasce para colocar nossa cidade em sintonia com o Dia Mundial do Turismo, e falando em turismo, não há como a gente deixar de falar do Natal de Luz, que foi implantado em 2013. Nesse ano, o nosso Natal de Luz será feito com muito carinho, contamos com a presença do povo de Guaxupé e de toda a região.”
A diretora de Turismo Cristiane de Souza, reforçou o papel coletivo na construção do setor: “Hoje não celebramos apenas um festival, mas o fortalecimento de uma nova fase para o turismo em Guaxupé. Não existe turismo sem o trade turístico, sem os empresários, sem os empreendedores, sem os artesãos, sem os artistas e sem a comunidade. Queremos mostrar que o turismo de Guaxupé pode – e deve – ser um dos pilares do desenvolvimento de Guaxupé. ”
O Senac também marcou presença com a sua unidade móvel de panificação e confeitaria, apresentada pela supervisora pedagógica Luana de Lima Coelho: “É com imensa alegria que o Senac Minas traz para o município de Guaxupé a sua unidade móvel de panificação e confeitaria como parte das ações do Festival Gastronômico de Guaxupé. Nossa carreta é uma das mais modernas do país, equipada com tecnologia de ponta para realização de cursos de confeitaria artística e panificação avançada, incluindo técnicas de fermentação natural e produção artesanal de pães. ”
No campo cultural, o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Cassiano da Silva, falou sobre o olhar mais amplo do turismo: “Quando falamos em turismo, não estamos falando apenas de visitantes, roteiros ou economia. Estamos falando de pertencimento, de cuidar da nossa história, de reconhecer o valor da nossa gente. ”
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, Renato Carlos de Gouvêa, completou ressaltando o impacto econômico: “Este evento marca um novo capítulo para o desenvolvimento do nosso município, mostrando que o turismo é uma ferramenta estratégica para gerar renda, oportunidades e fortalecer nossa identidade local.”
O evento está sendo realizado com o apoio e parceria de Café Evolutto, Guaxupé Alimentos, Venda da Roça, Unifeg, Cervejaria Sucuri, Fecomércio, Café na Roça – Sombra e Água Fresca, Caminho da Fé, Circuito Montanhas Cafeeiras de Minas, Cachaça São Domingos, Colheita Cultural, Sebrae, Senac, ACIG e Empório do Conde e segue até o dia 27 de setembro, celebrando o turismo como caminho para desenvolvimento econômico, valorização cultural e fortalecimento da identidade de Guaxupé.

 

(Ascom)

Notícias Recentes