Uma delegação com membros da 57ª Subseção da OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, com sede em Guaxupé, participaram da 23ª edição do JAM, Jogos dos Advogados Mineiros. O evento aconteceu em Belo Horizonte, entre os dias 30 de julho e 3 de agosto, e foi promovido pela CAA/MG, Caixa de Assistência dos Advogados de Minas Gerais.
Além dos profissionais do Direito de Guaxupé, a delegação, com 60 atletas, também contou com membros das subseções de Piumhi, e Nova Resende, demonstrando a união e a força da advocacia regional no cenário esportivo estadual, além de configurar-se como a mais numerosa na história da subseção no JAM.
Participaram dos jogos quase cinco mil atletas, consolidando-se como o maior torneio esportivo da advocacia mundial.
Sob o comando da Dra. Aline de Brito, a delegação marcou presença expressiva em diversas modalidades esportivas, disputando nas seguintes categorias: futsal, vôlei, peteca, futevôlei, xadrez, mountain bike, handebol, tênis, tênis de mesa, atletismo em várias modalidades, truco, buraco, dama, sinuca, tiro esportivo e basquete.
O desempenho esportivo também foi motivo de orgulho para a advocacia guaxupeana, com destaque para a conquista de três medalhas: prata no xadrez, com o Dr. Rodevaldo Aparecido Costa; bronze no mountain bike, com a Dra. Marília Santana da Silva; e bronze no tênis com a Dra. Saratielli Milena Avelino Lemos, da subseção de Piumhi. Além das premiações, diversos atletas da delegação alcançaram a quarta colocação em suas respectivas modalidades, demonstrando alto nível técnico e comprometimento.
Assim, a subseção local, mais uma vez, reafirmou sua presença, comprometimento e excelência no campo esportivo, fortalecendo o espírito de união, superação e a integração entre os profissionais do Direito.
As competições aconteceram majoritariamente nas instalações do Sesc Venda Nova, mas também utilizaram outras arenas esportivas da capital mineira e região metropolitana, como o Centro de Treinamento Esportivo da UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais, o Clube Labareda e o Clube de Tiro de Venda Nova.
Esta edição dos Jogos da Advocacia Mineira contemplou a disputa de 42 modalidades esportivas e contou com 164 delegações, representando 208, das 253 subseções da OAB em Minas Gerais.
No final do evento, o presidente da 57ª Subseção, Dr. Maylon Furtado Passos, destacou, com entusiasmo, o desempenho exemplar de todos os atletas, ressaltando que a participação expressiva nos jogos reafirma o compromisso institucional da subseção com o desenvolvimento integral do advogado, incluindo os aspectos esportivos, de saúde, e bem estar, em consonância com uma advocacia moderna, plural e humanizada.
Nos últimos anos, a Comissão de Esportes da subseção local, que tem à frente a Dra. Aline de Brito, tem dispensado uma atenção especial, incentivado e apoiado os advogados/as nas mais variadas modalidades esportivas, com a formação de atletas de alto nível.
Cada detalhe na participação do evento foi cuidadosamente estudado e organizado pela Dra. Aline de Brito e pelo presidente Maylon, com a inestimável colaboração do conselheiro estadual e ex-presidente da subseção por quatro mandatos, Dr. Marco Antônio Alves. Graças a este trabalho conjunto e harmônico, a cada dia as senhoras advogadas estão, mais presentes e integradas, principalmente nas atividades esportivas.
(Colaborou: Wilson Ferraz)