Na sexta-feira, dia 22 de março, o Subsecretário de Política e Economia Agropecuária do governo de Minas Gerais Caio César Coimbra esteve em Muzambinho para acertar os detalhes da missão mineira ao Paraguai. A viagem com objetivos comerciais vai ser nos dias 20 e 21 de junho deste ano. A reunião ocorreu na casa da cafeicultora Ana Martins “é um passo importante termos essa oportunidade para mostrarmos as qualidades dos nossos produtos e apresentarmos a historia do nosso café ,estamos otimistas”, relatou a cafeicultora.
A diretora de Agricultura Edna Costa e extensionista da Emater Clovis Piza deram as boas vinda ao representantes do governo mineiro e se colocaram a disposição para auxiliar nos preparativos para a missão.
Bianca Caldas Adolfo, cafeicultora da associação APCEMB (Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Monte Belo e Região) falou das expectativas com a missão. “Somos pequenos produtores e termos a participação das produtoras nesta missão é uma experiência para unirmos aos outros municípios da região e criamos oportunidades de comercialização. Junto com o Tadeu Sequalini, estamos fazendo o planejamento para apresentarmos nossos produtos nesta viagem. Temos em Monte Belo, a associação dos cafeicultores e agora também esta sendo montando um polo de lingerie e muitas dessas mulheres prestam serviço para as empresa o que agrega renda para agricultura familiar”.
Já Suzana Santos, que pertence a Associação dos Cafeicultores Sudoeste de Minas “somos 21 municípios na associação e contamos com uma organização das mulheres em que valorizamos a trajetória da mulher na gestão das propriedades. Com essa missão estamos dando um importante passo, abrir portas e mercados para nossos cafés” relatou.
Caio Cesar falou da importância de mostrar a qualidade dos produtos mineiros aos compradores internacionais. “Os produtos mineiros possuem uma qualidade reconhecida no país, a gastronomia é muito rica e o capricho e o profissionalismo com que são preparados os produtos sempre causam uma boa impressão nos compradores, esta é uma missão que o governo de Minas apoia. Viemos para acertar detalhes para essa missão que vai representar a economia mineira. A Emater vem ao longo dos anos preparando os produtores rurais com o Certifica Minas que é um selo que confere sustentabilidade aos nossos produtos”, disse na reunião. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cleber Marcon, enfatizou a importância institucional do encontro, “abrir oportunidades de negócios para os produtos da agricultura familiar é uma forma de fortalecer as famílias dos pequenos produtores, que são a maioria da 2 mil propriedades que temos em Muzambinho e na região” disse.
EMBAIXADOR – Em entrevista por telefone, o embaixador no Paraguai José Antonio Marcondes de Carvalho falou sobre a agenda que a missão terá em Assunção. “Teremos a noite do café brasileiro, um jantar de boas vindas, uma rodada de negócios e visitas a empresas paraguaias. Teremos um encontro com o ministério das mulheres, que tem a sua frente a contadora Cynthia Figueiredo, contadora com formação em politicas publicas de gêneros”, disse.
Marcondes antes de assumir a embaixada do Paraguai, foi embaixador no Brasil na Áustria e já chefiou a missão diplomática brasileira na Venezuela. Também já trabalhou junto à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e foi diretor-geral de Integração Latino-Americana no Itamaraty.
PARAGUAI – O grupo que vai ao Paraguai é composto por cafeicultoras de Muzambinho e Monte Belo, representantes do governo mineiro (Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico), deputados estaduais e empresários de produtos mineiros. O deputado estadual Antonio Carlos Arantes deve participar da viagem também.
No encerramento da reunião foi oferecido ao subsecretário uma cesta com os cafés industrializados das cafeicultoras presentes.
(COLABOROU: VALERIA VILELA)