Muzambinho, 11 de abril de 2024

Subsecretário de Agricultura de Minas Gerais acerta detalhes de missão ao Paraguai durante encontro em Muzambinho

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

 

Na sexta-feira, dia 22 de março, o Subsecretário de Política e Economia Agropecuária do governo de Minas Gerais Caio César Coimbra esteve em Muzambinho para acertar os detalhes da missão mineira ao Paraguai. A viagem com objetivos comerciais vai ser nos dias 20 e 21 de junho deste ano. A reunião ocorreu na casa da cafeicultora Ana Martins “é um passo importante termos essa oportunidade para mostrarmos as qualidades dos nossos produtos e apresentarmos a historia do nosso café ,estamos otimistas”, relatou a cafeicultora.
A diretora de Agricultura Edna Costa e extensionista da Emater Clovis Piza deram as boas vinda ao representantes do governo mineiro e se colocaram a disposição para auxiliar nos preparativos para a missão.
Bianca Caldas Adolfo, cafeicultora da associação APCEMB (Associação dos Produtores de Cafés Especiais de Monte Belo e Região) falou das expectativas com a missão. “Somos pequenos produtores e termos a participação das produtoras nesta missão é uma experiência para unirmos aos outros municípios da região e criamos oportunidades de comercialização. Junto com o Tadeu Sequalini, estamos fazendo o planejamento para apresentarmos nossos produtos nesta viagem. Temos em Monte Belo, a associação dos cafeicultores e agora também esta sendo montando um polo de lingerie e muitas dessas mulheres prestam serviço para as empresa o que agrega renda para agricultura familiar”.
Já Suzana Santos, que pertence a Associação dos Cafeicultores Sudoeste de Minas “somos 21 municípios na associação e contamos com uma organização das mulheres em que valorizamos a trajetória da mulher na gestão das propriedades. Com essa missão estamos dando um importante passo, abrir portas e mercados para nossos cafés” relatou.
Caio Cesar falou da importância de mostrar a qualidade dos produtos mineiros aos compradores internacionais. “Os produtos mineiros possuem uma qualidade reconhecida no país, a gastronomia é muito rica e o capricho e o profissionalismo com que são preparados os produtos sempre causam uma boa impressão nos compradores, esta é uma missão que o governo de Minas apoia. Viemos para acertar detalhes para essa missão que vai representar a economia mineira. A Emater vem ao longo dos anos preparando os produtores rurais com o Certifica Minas que é um selo que confere sustentabilidade aos nossos produtos”, disse na reunião. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cleber Marcon, enfatizou a importância institucional do encontro, “abrir oportunidades de negócios para os produtos da agricultura familiar é uma forma de fortalecer as famílias dos pequenos produtores, que são a maioria da 2 mil propriedades que temos em Muzambinho e na região” disse.

 

 

EMBAIXADOR – Em entrevista por telefone, o embaixador no Paraguai José Antonio Marcondes de Carvalho falou sobre a agenda que a missão terá em Assunção. “Teremos a noite do café brasileiro, um jantar de boas vindas, uma rodada de negócios e visitas a empresas paraguaias. Teremos um encontro com o ministério das mulheres, que tem a sua frente a contadora Cynthia Figueiredo, contadora com formação em politicas publicas de gêneros”, disse.
Marcondes antes de assumir a embaixada do Paraguai, foi embaixador no Brasil na Áustria e já chefiou a missão diplomática brasileira na Venezuela. Também já trabalhou junto à Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e foi diretor-geral de Integração Latino-Americana no Itamaraty.

 

PARAGUAI – O grupo que vai ao Paraguai é composto por cafeicultoras de Muzambinho e Monte Belo, representantes do governo mineiro (Secretaria de Agricultura e Desenvolvimento Econômico), deputados estaduais e empresários de produtos mineiros. O deputado estadual Antonio Carlos Arantes deve participar da viagem também.
No encerramento da reunião foi oferecido ao subsecretário uma cesta com os cafés industrializados das cafeicultoras presentes.

(COLABOROU: VALERIA VILELA)

Notícias Recentes