Muzambinho, 24 de abril de 2024

TCE recebe universitários no primeiro Projeto Conhecer do ano

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

O Tribunal de Contas mineiro realizou hoje, 17 de abril, a primeira visita do Projeto Conhecer do ano de 2024. O programa que tem o objetivo de receber estudantes de ensino médio e graduação para apresentar as atividades de fiscalização exercidas pelo TCEMG.

O grupo de alunos do primeiro período do Centro Universitário Newton Paiva assistiram a uma parte da sessão do Tribunal Pleno, presidida pelo conselheiro Gilberto Diniz. Em seguida, os jovens foram recebidos pela coordenadora de pós-graduação da Escola de Contas, Luciana Raso, os jovens assistiram a uma aula sobre a estrutura, competência e jurisdição do TCE mineiro. A professora apresentou resultados de ações práticas de fiscalização para exemplificar as funções do Tribunal.

A próxima parada foi na Central Suricato, departamento do TCE destinado à fiscalização dos jurisdicionados do Estado, por meio do uso de tecnologias. Os estudantes ainda conheceram a Casa dos Contos e o Memorial Eduardo Carone Costa, espaços culturais que conta a História do surgimento dos tribunais de contas no Brasil e da Corte mineira.

Pela quinta vez a professora Cyntia Teixeira Pereira Carneiro Lafetá traz uma turma para conhecer o Tribunal de Contas. “Eu adoro todas as partes do projeto”, afirmou a docente. “O momento em que conhecemos o Suricato é muito bacana, porque a gente percebe como a atuação do Tribunal de Contas pode alcançar todo o Estado. É um trabalho muito maior do que a gente pode perceber. E eu também gosto muito do Memorial, porque a gente vem à origem e ao futuro, nessa transição que a gente consegue enxergar de onde viemos e para onde vamos”, finalizou.

O passeio da turma foi concluído na Biblioteca Conselheiro Aloysio Alves da Costa, que é especializada na área jurídica e contábil, mas abrange um número significativo de publicações em outras áreas do conhecimento. Ao todo, o acervo físico conta com aproximadamente 25 mil publicações.

O Projeto Conhecer funciona no Tribunal de Contas desde 2003, e, para participar, basta clicar aqui e solicitar o agendamento.

Fred La Rocca/ Coordenadoria de Jornalismo e Redação

Fonte: Tribunal de Contas de MG

Notícias Recentes