Muzambinho, 24 de abril de 2024

TCEMG multa médico da Grande BH por acúmulo de cargos

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Na sessão de 16/4/2024, a Primeira Câmara do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCEMG) julgou procedente a representação n. 1084668 e multou o médico José de Sales Pereira em aproximadamente R$ 59 mil pelo acúmulo de 5 cargos públicos nos municípios de Vespasiano, São João da Lapa, Ribeirão das Neves e Confins.

A representação (Processo n. 1084668) foi feita pelo Ministério Público de Contas, levando em conta o acúmulo irregular de 5 cargos públicos como médico, no período de 2010 a 2018, nos citados municípios, irregularidade esta que ficou constatada pela malha eletrônica de fiscalização do TCEMG.

Para o relator Telmo Passareli, a conduta do servidor perante a Administração Pública ultrapassou os limites da legalidade e da moralidade, principalmente quando apresentou a “Declaração de Não Acumulação de Vínculos” ao Município de Confins, omitindo informações quanto a outros vínculos públicos mantidos, para que pudesse contrair novo cargo não acumulável.

Assim sendo, ficou indiscutível que o médico não desconhecia a irregularidade da sua conduta. “Ele omitiu deliberadamente dos municípios envolvidos a sua real situação funcional, deixando de informar todos os vínculos que acumulava”, deliberou o relator, que também considerou outras “circunstâncias como agravantes tais como, carga horária de trabalho extenuante, existência de outros vínculos de trabalho adicionais em clínicas particulares dos Municípios de Pedro Leopoldo e Santa Luzia e apresentação pela Administração Pública de folhas de ponto com “horário britânico” na jornada do servidor”, o que pesou em sua decisão.

Regina Kelles | Coordenadoria de Jornalismo e Redação

Fonte: Tribunal de Contas de MG

Notícias Recentes