Trabalho da Polícia Militar de Muzambinho é referência regional na prevenção às drogas e a violência

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Em uma cerimônia marcada por emoção, compromisso e cidadania, os alunos do 7º ano da Escola Estadual Cesário Coimbra, em Muzambinho (MG), participaram da formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), na noite de quinta-feira (05), no Poliesportivo do Campus do IFSULDEMINAS.
O evento contou com a presença da diretora da escola, Elisabeth Martins, da vice-diretora Vivian Ruela, do comandante da 79ª Companhia da Polícia Militar de Minas Gerais, capitão Claudiano Pierry dos Anjos Ribeiro, além do assessor parlamentar Gilmar Labanca, representando o deputado estadual Luizinho Silva (ex-prefeito de Alfenas).
Ao todo, dezenas de estudantes foram certificados após concluírem o curso, que promove o desenvolvimento de habilidades sociais, autocontrole, valorização da vida e tomada de decisões seguras, explica o sargento André Sandi, instrutor responsável pelas aulas na escola.
A diretora Elisabeth Martins também celebrou a conclusão do ciclo pelos estudantes. “É uma alegria ver nossos alunos crescendo não apenas academicamente, mas também como cidadãos conscientes. O Proerd é um aliado da escola na construção de valores”, afirmou.
Gilmar Labanca, assessor do deputado Luizinho Silva, elogiou o envolvimento das famílias e da comunidade escolar no projeto. “O apoio à educação começa com iniciativas como essa. O Proerd precisa ser fortalecido, pois mostra que a prevenção funciona quando há parceria entre escola, polícia e sociedade “disse.
Durante a cerimônia, os agradecimentos se estenderam também ao diretor-geral do Campus Muzambinho, que cedeu o espaço e a estrutura para a realização do evento.
A formatura foi encerrada com apresentações artísticas e muita comemoração por parte dos alunos, que deixaram o ginásio com os certificados nas mãos e a promessa de seguir pelo caminho do respeito e da responsabilidade.

 

PREFEITURA DE MUZAMBINHO NO PROGRAMA – A formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), realizada esta semana em Muzambinho, tornou-se um marco de integração entre escola, comunidade e forças de segurança pública.
O ginásio poliesportivo do IFSULDEMINAS, onde aconteceu o evento, recebeu mais de 700 pessoas para celebrar a conquista dos 214 alunos da rede municipal de ensino que concluíram o curso, promovido pela Polícia Militar de Minas Gerais com apoio da Prefeitura.
Durante o semestre, os estudantes participaram de encontros conduzidos pelo sargento André Luiz, instrutor do programa, com foco em valores, autoestima e prevenção. “O Proerd ensina mais do que dizer não às drogas. Ele planta confiança, autocontrole e respeito nas nossas crianças. Formar essa nova geração é uma das maiores missões que carrego como policial e como cidadão — afirmou o sargento, que já capacitou mais de cinco mil jovens na região, disse.
A cerimônia contou com a presença de autoridades locais e do comandante da 79ª Companhia da Polícia Militar, capitão Claudiano Pierry dos Anjos Ribeiro, que reforçou o compromisso da corporação com ações de educação e cidadania: A segurança pública começa com prevenção. O Proerd é uma das maiores ferramentas que temos para nos aproximar da juventude, mostrando que a Polícia está ao lado do cidadão”, destacou o capitão.
A Secretária Municipal de Educação, Iraci Teixeira, também participou da formatura, ao lado das diretoras das escolas municipais da área urbana e rural, envolvidas no programa. O vice-prefeito Juninho Bocóli, que acompanhou o evento com olhar emocionado, especialmente por conta da participação de seu filho na turma formada, disse: “Ver meu filho recebendo esse certificado me tocou profundamente. Como pai e como gestor, tenho orgulho em dizer que Muzambinho acredita na educação como alicerce para o futuro” falou Bocóli.
Representando o deputado estadual Luizinho Silva, o assessor Gilmar Labanca elogiou a execução do programa em âmbito local e defendeu sua ampliação: “Projetos como o Proerd precisam ser replicados. Prevenir é sempre mais eficaz do que remediar. Esta é uma política pública que dá certo. Estou orgulhoso em rever aqui colegas da primeira turma do PROERD. Para os pais, esse programa há mais de 10 anos faz um trabalho incrível junto as famílias do município”, afirmou Labanca.
O vereador Carlos Miranda, representou a Câmara, “é importante que este programa também inclui as escolas rurais”, relatou.
Outro destaque foi a presença do mascote Leão Daren, personagem do programa, que arrancou aplausos com mensagens de incentivo e coreografias animadas.
(COLABOROU: VALERIA VILELA)

Notícias Recentes