Sessão da Câmara de Muzambinho destaca saúde pública, apoio a pacientes e indenização histórica para familiar de servidor que morreu em obra. A Câmara Municipal de Muzambinho realizou nesta semana, uma sessão marcada por homenagens, políticas públicas de impacto social e debates sobre a infraestrutura urbana do município. Entre os temas de maior repercussão, estiveram o fortalecimento da rede de apoio aos pacientes em tratamento oncológico, os desafios da saúde animal, o avanço de obras e a aprovação do projeto de indenização à família de um servidor público falecido em serviço.
ACORDO JUDICIAL – Deu entrada o Projeto de Lei 4256/2025, que autoriza a Prefeitura a realizar um acordo judicial no valor de R$ 100 mil, em 12 parcelas, com a família de Cláudio Roberto Guida, servidor falecido durante obra da Creche Dona Sebastiana Prado, em maio de 2023. Sem seguro para servidores públicos desde 2017, o município encontrou no acordo uma forma de reparação. “Trata-se de uma questão de justiça e dignidade”, comentaram os vereadores.
TRIBUNA – A voluntária Francisca Donizete de Carvalho, conhecida como Nizete, utilizou a tribuna para agradecer o reconhecimento da Casa ao trabalho desenvolvido pela Associação de Voluntários Muzambinhenses de Combate ao Câncer, que há 23 anos atua na cidade. Ela celebrou ainda a recente implantação do kit lanche para pacientes em tratamento fora do município, medida da gestão do prefeito Paulinho Magalhães e do vice Juninho Bocoli. “Esse apoio é essencial para quem enfrenta longas viagens em busca de tratamento”, afirmou. Nizete também destacou os encaminhamentos para tratamento renal e a importância do cadastro de doadores de medula óssea.
EMPRESÁRIOS E O CRISTO REDENTOR – Em outra frente, o vereador Mateus Coimbra chamou atenção para a reunião com empresários que mantêm antenas no Cristo Redentor, debatendo contratos de uso do espaço — alguns vitalícios — e anunciando melhorias como a instalação de câmeras de monitoramento e um portão de acesso controlado, em projeto de revitalização. Já o vereador Reginaldo Esaú destacou a realização do Costelão Gaúcho na Estância Marinho Menezes, com renda revertida para a FAM, e cobrou ações da CEMIG diante das constantes quedas de energia nos bairros Jardim dos Imigrantes e Parque da Colina.
E AINDA – Outros temas também foram abordados: a necessidade de um censo animal para embasar políticas de castração e chipagem, defendida pela vereadora Jacqueline Krauss. A urgência na contratação de um engenheiro de trânsito após novo acidente grave e a proposta de revisão do Plano Diretor para permitir a verticalização de construções no centro, como defendido pelos vereadores Carlos Herbert Salomão, Afrânio Damásio e Mário Menezes. Este último também cobrou fiscalização sobre terrenos baldios, passeios irregulares e a criação de uma equipe permanente de limpeza urbana e leu a ata de criação da paróquia São José, que celebrou os 159 anos (leia matéria na página 02).
A sessão ainda prestou homenagem à formanda em medicina Larissa Cesariano, destacou a entrega de uma Van adaptada para a APAE e a licitação de outro veículo para a ONG Amor Azul.
Por fim, o presidente da Câmara, Israel Orlando, exaltou a participação dos cafeicultores locais no São Paulo Coffee Festival, levando os grãos especiais de Muzambinho ao maior evento do setor no Brasil.
NOTA DA REDAÇÃO – Na última edição (página 13), citamos erroneamente o nome do senador Cleitinho como o responsável pelo repasse de R$ 300 mil para beneficiar estudantes em Muzambinho. O autor do repasse é o deputado estadual Prof. Cleiton, conforme destacou em sua fala, o vereador Otávio Sales.