Muzambinho, 12 de julho de 2024

Um a cada três mineiros recebeu primeira dose da vacina contra a Covid-19

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Share on print
IMPRIMIR
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on email
Share on print

Após cinco meses de campanha, parcela chega a 33,1% da população com a primeira dose, e 12,6% com a imunização completa

Passados pouco mais de cinco meses desde o início da vacinação contra a Covid-19 em Minas Gerais, a campanha atingiu nesta quarta-feira (30) a marca de um terço da população contemplada com a primeira dose da proteção contra o novo coronavírus.

Segundo o balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e considerando os dados demográficos do IBGE, foram alcançados até o momento cerca de 33,1% da população de Minas Gerais com a primeira dose e 12,6% dos mineiros com a imunização completa. O boletim diário da SES-MG informa que 7.044.058 habitantes tomaram a primeira injeção e 2.685.802 completaram o esquema vacinal.

Na comparação entre os Estados, de acordo com os dados das secretarias estaduais de saúde, Minas ocupa neste momento a 10ª colocação no ranking nacional de cobertura da primeira dose, atrás de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Amazonas e Sergipe, e a 9ª posição da lista de Unidades Federativas com maior parcela da população totalmente imunizada, atrás de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Pará, Amazonas, Bahia e Paraíba.

PNI

Os números por município variam de acordo com os grupos prioritários e com a distribuição de vacinas entre as prefeituras, conforme o avanço do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Até o momento, a cobertura com a primeira dose é de 90,5% dos mineiros pertencentes aos públicos-alvo já alcançados, e de 36,1% destes com a imunização completa, segundo a SES-MG.

O balanço depende das atualizações feitas pelas prefeituras, e pode haver diferenças em relação aos boletins municipais. Belo Horizonte, por exemplo, informa que 1.078.807 cidadãos já receberam a primeira dose e 423.011 completaram o esquema vacinal na capital.

De acordo com a SES-MG, o Estado recebeu até agora 13.441.624 doses enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuiu 13.402.781 delas para as regionais de saúde. Destas, 12.449.145 foram entregues às prefeituras para a aplicação nos grupos prioritários. Parte das remessas fica reservada para a aplicação da segunda dose em pessoas já parcialmente imunizadas.

(Por CRISTIANO MARTINS – O Tempo)

 

 

Notícias Recentes