Após cinco meses de campanha, parcela chega a 33,1% da população com a primeira dose, e 12,6% com a imunização completa
Passados pouco mais de cinco meses desde o início da vacinação contra a Covid-19 em Minas Gerais, a campanha atingiu nesta quarta-feira (30) a marca de um terço da população contemplada com a primeira dose da proteção contra o novo coronavírus.
Segundo o balanço da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), e considerando os dados demográficos do IBGE, foram alcançados até o momento cerca de 33,1% da população de Minas Gerais com a primeira dose e 12,6% dos mineiros com a imunização completa. O boletim diário da SES-MG informa que 7.044.058 habitantes tomaram a primeira injeção e 2.685.802 completaram o esquema vacinal.
Na comparação entre os Estados, de acordo com os dados das secretarias estaduais de saúde, Minas ocupa neste momento a 10ª colocação no ranking nacional de cobertura da primeira dose, atrás de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, São Paulo, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina, Ceará, Amazonas e Sergipe, e a 9ª posição da lista de Unidades Federativas com maior parcela da população totalmente imunizada, atrás de Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Pará, Amazonas, Bahia e Paraíba.
PNI
Os números por município variam de acordo com os grupos prioritários e com a distribuição de vacinas entre as prefeituras, conforme o avanço do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde. Até o momento, a cobertura com a primeira dose é de 90,5% dos mineiros pertencentes aos públicos-alvo já alcançados, e de 36,1% destes com a imunização completa, segundo a SES-MG.
O balanço depende das atualizações feitas pelas prefeituras, e pode haver diferenças em relação aos boletins municipais. Belo Horizonte, por exemplo, informa que 1.078.807 cidadãos já receberam a primeira dose e 423.011 completaram o esquema vacinal na capital.
De acordo com a SES-MG, o Estado recebeu até agora 13.441.624 doses enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuiu 13.402.781 delas para as regionais de saúde. Destas, 12.449.145 foram entregues às prefeituras para a aplicação nos grupos prioritários. Parte das remessas fica reservada para a aplicação da segunda dose em pessoas já parcialmente imunizadas.
(Por CRISTIANO MARTINS – O Tempo)