Ela é um poço de timidez. Pequena e muito delicada. Fala o essencial. Joga com a agilidade, a inteligência e a fluidez dos ousados. É uma leoa à frente do tabuleiro de xadrez. Seus movimento ágeis e seu raciocínio lógico fazem dela uma campeã.
Marina Martins de Aguiar tem 22 anos é de Nova Resende. Começou jogar xadrez aos oito anos na Escola Municipal Melo Viana. Estuda na Universidade Federal do ABC. Cursando, simultaneamente, Ciência e Tecnologia e Ciência da Computação. É aluna exemplar. Ela classificou-se para disputar o Campeonato Mundial de Xadrez, depois de várias etapas no Brasil. A final em Teresina no Piauí, ela venceu em duas categorias: Blitz em oito partidas. Venceu as oito. Rápido, em seis partidas, venceu todas garantindo a classificação. Ir ao Mundial é o sonho maior da vida dela. Uma oportunidade única. O campeonato vai acontecer entre os dias 25 e 30 de dezembro/2022 em Almaty, no Cazaquistão. A família de Marina não tem condições de custear a viagem. Não existe nenhum tipo da apoio oficial para que ela possa ir. Tudo já foi tentado: Federações, entidades estaduais e federais, embaixadas. A capitação de recursos vem sendo feita à base da solidariedade de amigos.
Marina Aguiar é um fenômeno no mundo do xadrez. Uma menina simples do interior mineiro, inteligência privilegiada. Ela tem humildade dos iluminados. A simplicidade dos diferenciados. Tem a delicadeza do beija flor. É de uma perseverança inacreditável. Ganha tudo que disputa. É preciso uma corrente de boa vontade para ajudá-la a chegar lá. Lutar por um título mundial. Os amigos criaram a VAKINHA SOLIDÁRIA para ajudá-la. Veja acima como participar.