A Prefeitura de Muzambinho por meio da Secretaria Municipal da Saúde, já aderiu à Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e o Sarampo 2022, lançada oficialmente pelo Ministério da Saúde no início do mês.
Para Michel Novaes, enfermeiro responsável pela Vigilância Epidemiológica “a ação será realizada em duas etapas, sendo que a primeira acontecerá até o dia 30 de abril para os seguintes grupos prioritários: vacina contra a gripe – idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde; e vacina contra o sarampo – crianças até 5 anos e trabalhadores da saúde”, explica Novaes.
De acordo com o Ministério da Saúde, o público infantil, composto pelas crianças com idade entre 6 meses e menores de 5 anos de idade, devem tomar uma dose dos dois imunizantes. Não há necessidade de cumprir intervalo para a aplicação das vacinas contra o Sarampo e Influenza. Dessa forma, as duas vacinas poderão ser administradas no mesmo dia, disse Michel.
A Segunda Etapa da campanha de vacinação para os grupos prioritários será realizada no período de 2 de maio a 3 de junho. Serão considerados prioridade crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade (4 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.
A Diretora de Coordenação de unidades do PSF, Lucineide Queiroz lembra que “o objetivo da campanha é prevenir o surgimento de complicações decorrentes das doenças, evitando novos óbitos e possível pressão sobre o sistema de saúde”.