Na quarta-feira, 19/01, a Universidade Federal de Minas Gerais liberou o resultado do sequenciamento do vírus feito através dos testes de covid-19 realizados no município nos últimos dias, sendo confirmada a presença da variante “Ômicron” nos mesmos. A pesquisa foi coordenada pela Profª. Dra. Ana Paula Fernandes, que ministra aulas na Faculdade de Farmácia da UFMG e faz parte da equipe coordenadora do CT-Vacinas da UFMG.
A Ômicron é uma variante com 52 mutações, sendo 32 delas na espícula viral (proteína S), devido à sua alta taxa de transmissão/contaminação e o elevado número de casos positivos no município, recomenda-se mais uma vez que a população continue e amplie as práticas de higiene para evitar o aumento da contaminação, como: evitar aglomerações, lavar as mãos com frequência ou higienizar com álcool 70%, o uso correto da máscara facial (cobrindo boca e nariz), além de não dividir utensílios (como copos e talheres).
A vacinação continua sendo indicada como a melhor medida de saúde contra o vírus, ela reduz os casos graves da doença, hospitalizações e mortes relacionadas à infecção pelo SARS-CoV-2 e suas variantes.
Os servidores da Prefeitura continuam com as fiscalizações, mas é hora, mais uma vez, de toda população fazer sua parte. Colabore para que o município consiga vencer mais essa batalha.
(ASCOM)