Vendas do Dia dos Pais devem superar as do ano passado, dizem comerciantes

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Pesquisa Expectativa de Vendas Dia dos Pais 2025, realizada pelo Núcleo de Pesquisa & Inteligência da Fecomércio MG, mostra que 55,2% das empresas que são afetadas pela data (74,4%) esperam vender mais este ano do que em 2024.

O otimismo dos empresários (68,5%) é a principal justificativa para a boa expectativa com as vendas, sendo que 47,6% deles esperam retorno positivo de até 20% no faturamento. Roupas, kits/cestas, calçados e carnes encabeçam a lista dos produtos que devem vender mais no Dia dos Pais deste ano.   

Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, analisa que o Dia dos Pais é uma data muito importante para o calendário varejista. “O Dia dos Pais é uma data que possui um apelo emocional muito alto. Isso implica que, por mais que o consumidor esteja endividado, há um aumento considerável da busca por determinados produtos (principalmente aqueles que compõem a cesta de itens buscados pelo público masculino) no período que abrange a data. Consequentemente, esta é uma oportunidade para os comerciantes aumentarem suas vendas e traçarem estratégias para estarem cada vez mais próximos dos seus clientes”, explica Martins.

Conforme 29,1% dos estabelecimentos pesquisados, as vendas serão iguais às do ano passado e, para 15,7%, serão piores. As principais ações para incentivar as compras são, nesta ordem: promoções, atendimento diferenciado, divulgação em redes sociais e propaganda. Foram ouvidas 409 empresas de todas as regiões do estado entre os dias 07 e 14 de julho.

A data mais indicada para a realização das compras da data é a própria semana do Dia dos Pais, conforme 79,3% dos empresários ouvidos que também apontam que o cartão de crédito será a modalidade de pagamento mais utilizada. O tíquete médio, segundo 49,5%, ficará entre 70,00 e 200,00.

Entre as empresas impactadas pela data, 65,4% realizam vendas por algum canal on-line, com destaque para o Whatsapp, com 95,5% de preferência, seguido pelo Instagram com 39,5%. As vendas virtuais representam até 10% do total do faturamento de 48,7% das empresas.

 

Sobre a Fecomércio MG

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio MG) é a principal entidade representativa do setor do comércio de bens, serviços e turismo no estado, que abrange mais de 750 mil empresas e 54 sindicatos. Sob a presidência de Nadim Elias Donato Filho, a Fecomércio MG atua como porta-voz das demandas do empresariado, buscando soluções através do diálogo com o governo e a sociedade. Outra importante atribuição da Fecomércio MG é a administração do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) em Minas Gerais. A atuação integrada das três casas fortalece a promoção de serviços que beneficiam comerciários, empresários e a comunidade em geral, a partir de suas diversas unidades distribuídas pelo estado.

Desde 2022, a Federação tem se destacado na agenda pública, promovendo discussões sobre a importância do setor para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais. A Fecomércio MG trabalha em estreita colaboração com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, para defender os interesses do setor em âmbito municipal, estadual e federal. A Federação busca melhores condições tributárias para as empresas e celebra convenções coletivas de trabalho, além de oferecer benefícios que visam o fortalecimento do comércio. Com 86 anos de atuação, a Fecomércio MG é fundamental para transformar a vida dos cidadãos e impulsionar a economia mineira.

(Fonte e fotos: ASCOM)

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